É um facto que nos últimos anos a indústria de UX, UI, Product design assistiu à ascensão mas também ao declínio da Invision e da sua relevância para as equipas de design e produto digital. O seu aparecimento e expansão no mercado nos primeiros anos de atividade, são só comparáveis às dificuldades que a empresa tem tido nos últimos anos para se reinventar com novos produtos e propostas de valor tendo muito particular atenção às necessidades do seu público alvo, os designers.
Dados de vários estudos, realizados ao longo dos anos, sobre a utilização de determinadas ferramentas de protótipos no workflow diário dos designers, demonstram bem o ciclo em que se encontra a Invision hoje, muito por culpa da concorrência feroz que tem tido de outros produtos como o Sketch ou mais recentemente o Figma. Poderemos discutir que hoje ainda faz sentido uma ferramenta como o Invision neste workflow (em alguns casos acredito que continua a fazer bastante sentido), mas os dados não mentem e são bastante claro.
Valorização do design
Contudo, é igualmente verdade e facilmente aferível, que é também grande mérito da Invision a valorização, através da produção de conteúdos em regularidade e relevância, da disciplina do design e da sua importância para os negócios digitais. Quando pensamentos nos conteúdos produzidos nos últimos anos sobre design em geral e UX, UI e product design em particular, facilmente nos virá à memória muitos dos recursos produzidos pela Invision e todas as suas equipas de trabalho.
Independentemente daquilo que possa acontecer com a empresa nos próximos anos, este é um mérito que lhe é devido e absolutamente inegável que muito tem enriquecido a comunidade. Sempre gratuitos, práticos e com referências de vários profissionais da indústria, muitos destes conteúdos tornaram-se incontornáveis para a generalidade das equipas de design e produtos digitais.
Filmes a não perder
Por entre todos os conteúdos produzidos pela Invision nos últimos anos, encontramos alguns filmes bastante interessantes. Partindo sempre da experiência de determinadas equipas, com profissionais de referência na indústria do design digital, os filmes produzidos pela Invision, são visões muito interessantes, focadas em determinados temas e que no final acabam por dar os minutos muito bem empregues.
Naturalmente muitos deles não deixam de ter um cariz comercial. É natural que assim seja, porque no final do dia são produzidos e patrocinados por uma empresa de software, mas não este cariz comercial não prejudica em nada as narrativas seguidas em cada filmes. Sempre gratuitos e de acesso públicos, não sendo as únicas referências, estes filmes não deixam de ser referências interessantes de como tem evoluído o design na indústria dos produtos digitais em vários setores de atividade.
Design Disruptors
Este foi o primeiro filme produzido pela Invision. Numa época do advento daquilo que viria mais tarde a tornar-se toda a indústria de product design, o filme reúne um leque muito considerável de especialista e tenta perceber o futuro que se estava aproximar e como isso mudaria o papel e importância do design nas empresas.
The Loop
Tendo como pano de fundo o tópico do design thinking, amado e odiado na indústria, este segundo filme explora o percurso feito por uma empresa como a IBM e procura mapear a sua evolução ao longo dos anos, o papel que o design teve em toda essa evolução e como um mindset de iteração tão profundo como o design thinking pode ajudar a construir a IBM que existe hoje.
Squads
O terceiro filme da Invision é provavelmente o documentário onde o expectro de atenção se abre mais e procura refletir sobre a relação e integração das equipas de design e development. Squads fala sobre o aparecimento dos novos modelos de trabalho ágeis e de como isso pode influenciar em muito a relação das várias equipas, tentando ao mesmo tempo perceber que benefícios é que isso pode trazer para os produtos digitais que as marcas constroem todos os dias.
Transformation by Design
O mote do quarto filme da Invision de alguma forma encerra um ciclo para olhamos para o ponto de partida do Design Disruptors. Enquanto o primeiro filme refletia muito sobre aquilo que estava por vir, o Transformation by Design olha para tudo aquilo que tem acontecido em vários setores de atividade e como o design tem contribuído para toda a essa transformação. Partindo de setores tão estruturantes como a banca ou a agricultura, o filme tenta perceber qual a importância do design e dos designers para a evolução destas indústrias.
Design Systems Expert Advice
Não tendo necessariamente a mesma abordagem quase documental que os filmes anteriores, esta série de videos particularmente sobre a temática dos design systems, não deixa de ser um conteúdo que dará por bem empregue o tempo. Colocando à mesmo mesa profissionais como o Brad Frost, o Dan Mall ou o Josh Clark ao longo de 6 vídeos diferentes em mais de duas horas de conversa, são percorridos uma série de tópicos interessantes quando o tema são os design systems.
Mais sugestões
Para além de todas estas sugestões de filmes produzidos pela Invision, se quiseres continuar a explorar mais algumas referências, podes encontrar aqui mais algumas sugestões. Seja referências nacionais ou internacionais, nestas duas listas de vídeos poderás encontrar referências para todos os gostos e feitios.
Com o design sempre em pano de fundo, numa abordagem documental, mais biográfica ou técnica, nestas duas listas de curadoria, referências não faltam e estão prometidas algumas horas de bons e interessantes conteúdos.
Fotografia © Hal Gatewood (Unsplash)