62 Perguntas a fazer para contratar parceiros em design systems

Os design systems podem ser uma ferramenta extraordinária para ajudar à transformação digital de qualquer organização. Seja no setor público ou privado, estes sistemas modulares, são instrumentos fundamentais para implementar em escala, boas soluções de acessibilidade e usabilidade, ao mesmo tempo que se constituem como um acelerador valioso dos processos.

Contudo, pensar, desenhar e desenvolver design systems requer competências muito específicas. Não basta dominar as disciplinas de design e development. É essencial perceber como uma metodologia de escala, pode ajudar nos ciclos de desenvolvimento de produtos e serviços digitais. Mais que as competências técnicas, é igualmente importante compreender o retorno de investimento de um instrumento como este, ao mesmo tempo que se consegue medir a sua eficácia através de métricas e se gere um modelo de governação que facilita a colaboração e o processo evolutivo do design system.

Procurar parceiros

Construir uma equipa de transformação digital, para trabalhar ou não com design systems, é uma tarefa complexa. É necessário equilibrar premissas orçamentais, claro, mas também conseguir reunir os talentos certos. Preferencialmente deve ser a visão a nortear a equipa que devemos construir e quais os talentos necessários. Só sabendo onde quer a organização chegar, é possível perceber quem precisamos para nos ajudar com o seu talento a lá chegar.

Quando falamos de design systems, isto faz ainda mais sentido. O trabalho de design systems requer competências específicas e que nem sempre existem nas nossas equipas. E está tudo bem. É perfeitamente normal que assim seja. Esta pode ser uma excelente oportunidade para trazer para trabalhar connosco, parceiros com competências próprias em design systems e que nos vão ajudar a chegar ao ponto de evolução que procuramos.

Guia de perguntas

É importante que a busca de parceiros seja feita, em que área for, mas especialmente em design systems, com detalhe e rigor. É natural que nem todas as empresas tenham estas competências para oferecer aos seus clientes, embora muitas vezes o possam dizer que sim. Nestes casos é muito importante fazer um processo de selecção estruturado, cuidado e rigoroso.

Uma das coisas mais importantes neste processo de selecção é saber fazer as perguntas certas. Conseguir questionar de forma concreta e incisiva cada potencial parceiro, para com base nessas respostas, percebermos se aquela empresa, será o melhor parceiro ou não, para trabalhar connosco o design system da nossa organização.

Servindo como mero ponto de referência e sugestão, aqui fica um apanhado de algumas das perguntas que podem ser feitas a um potencial parceiro de design systems. Estas são só algumas das questões que podem ser feitas num processo de selecção deste género. Todas estas questões vão permitir avaliar se a empresa que se está apresentar, tem ou não as competências mais interessantes para trabalhar connosco na área de design systems.

Design systems

  • Como definiria a empresa o que é um design system?
  • Quais os design systems de outras organizações que servem de referência nos vossos projectos?
  • Que autores relevantes no campo dos design systems servem de referência para os vossos projectos?
  • Desde quando é que os design systems se tornaram uma área de trabalho na empresa?
  • Como foi a evolução e aprendizagem da empresa no campo dos design systems até aos dias de hoje?
  • Como definiriam o conceito de design tokens?
  • Que tipo de aplicação podem ter os design tokens no design system?
  • Podem partilhar algum tipo de artigos, apresentações, vídeos ou qualquer outro tipo de conteúdos onde seja necessário perceber os processos e o pensamento da empresa sobre design systems?
  • A empresa tem por hábito participar em eventos das comunidade de design e development a partilhar o seu trabalho em design systems? Se sim, em que eventos é que já participaram?

Clientes e portfolio

  • Que projectos de design systems já realizaram?
  • Para que clientes e setores de atividade económica?
  • Poderiam indicar clientes com os quais já tenham trabalhado e que me possam dar mais referências sobre o vosso trabalho em design systems?

Equipas e pessoas

  • Quem na empresa é que se pode considerar especialista em design systems e porquê?
  • Que formação especifica sobre design systems já frequentaram os especialistas (design e development) em design systems da empresa?
  • Qual a experiência concreta da equipa de design a trabalhar com design systems?
  • Qual a experiência concreta da equipa de development a trabalhar com design systems?

Experiência de utilizador

  • Como pode o design system ajudar à implementação em escala de boas práticas de acessibilidade e usabilidade?
  • Que estratégias costumam utilizar nos projetos para implementar boas práticas de acessibilidade e usabilidade ao longo de toda a metodologia?
  • Qual a experiência da empresa em acessibilidade digital?
  • Que tipo de verificações de acessibilidade digital, automáticas ou manuais, fazem parte do vosso processo de trabalho?
  • Têm na empresa alguém que se possa considerar especialista de acessibilidade digital? Se sim, quem?
  • Qual a experiência da empresa na realização de testes de usabilidade presenciais e remotos?
  • Como utilizar o design system para potenciar a implementação de boas práticas de conteúdo e linguagem clara?

Retorno de investimento

  • Como definiria a empresa o retorno de investimento que os design systems podem trazer as organizações?
  • Imaginando um cenário onde seja necessário justificar perante a gestão da empresa o investimento em design systems, que tipo de informação pode ser importante incluir nesse business case?

Gestão e governação

  • Em termos de metodologia quais são as principais etapas e tarefas de um projecto de construção da versão inicial de um design system?
  • Que calendário pode estar associado a um projecto deste género? Quais os principais pontos de validação?
  • Como é feito o orçamento de um projecto deste género? Com base em âmbito fechado? Faturação por horas? Outro?
  • Em termos de gestão de projecto, quais são as diferenças as diferenças que a empresa identifica entre um qualquer projecto de transformação digital e um projecto de design systems?
  • Qual deve ser a composição padrão de uma equipa de design system?
  • Como pode ou deve a estrutura dessa equipa crescer ou diminuir conforme a evolução do trabalho do design system?
  • Durante o vosso processo de trabalho como é feito o envolvimento das esquipas de stakeholders da empresa?
  • Para construir um design system eficiente é fundamental perceber o contexto e área e negócio da empresa, como o pensam fazer neste projecto?
  • No caso de organizações que tenham um património de produtos digitais que seja necessário converter com o design system, que tipo de estratégia sugerem seguir?
  • Por que tipo de componentes se deve começar o desenho e desenvolvimento de componentes no sistema?
  • Que tipo de métricas podem ser importantes analisar na gestão e evolução de sistema?
  • Como recolher e identificar cada uma das métricas que podem ser analisadas num design system?
  • O que deve caracterizar e fazer parte de um modelo de governance de um design system?

Adoção das equipas

  • Que tipo de dinâmicas sugerem implementar na organização para promover a utilização do design system pelas várias equipas de produto?
  • Que tipo de barreiras têm encontrado nas equipas de produto à utilização do design system?
  • Que processos e modelos de suporte às equipas de produto que estão a adotar o design system pode ser importante implementar?

Arquitectura de sistemas

  • Qual é a importância que a definição da arquitectura do design system pode ter para a evolução do sistema?
  • No processo de trabalho, quando deve ser feito o primeiro esboço desta arquitectura?
  • Qual a arquitectura de design systems mais utilizada pela empresa nos projetos que tem realizado?

Documentação de sistemas

  • Como podem ser documentados os design systems?
  • Que informações podem fazer parte da documentação de um design system em geral? E de um componente?
  • Têm experiência com ferramentas de documentação como o Zeroheight?
  • Na opinião da empresa quando deve ser criada uma plataforma de documentação pública e partilhada?
  • Quais as vantagens que a empresa vê na existência de uma plataforma de documentação do design systems pública e partilhada com a comunidade de design e development?

Design

  • Como gerem a articulação do design system com a disciplina de DesignOps?
  • Como pode a equipa de design design utilizar os design tokens?
  • Quais as ferramentas de trabalho mais comuns da equipa de design quando trabalha design systems?

Tecnologia

  • Como gerem a articulação do design system com a disciplina de DevOps?
  • Como pode a equipa de development utilizar os design tokens?
  • Quais as tecnologias de Frontend que sugerem utilizar no desenvolvimento do design system? Porquê?
  • Tecnologicamente falando, como pode ser feita a articulação entre tecnologias web e apps dentro do design system?
  • Como articular o desenvolvimento de componentes em diferentes tecnologias de frontend em simultâneo?
  • Quais as ferramentas de trabalho mais comuns da equipa de development quando trabalha design systems?

Mentoria e formação

  • Têm experiência em dar formação sobre design systems a equipas?
  • A empresa tem formadores o certificado de competências pedagógicas (ou similar)?
  • Que tipo de abordagens de mentoria ou formação têm por hábito utilizar nos projetos?
  • Têm mais experiência com modelos de formação síncrona, assíncrona ou ambos?

Não existem fórmulas mágicas

Independentemente do processo de selecção que se possa seguir, uma ideia é fundamental passar quando o tema são design systems. Não existem fórmulas mágicas. Seja qual for o parceiro, nenhuma empresa pode prometer que do dia para a noite implementa um design system em determinada organização sem esforço ou a baixo custo. É fundamental perceber que o contexto de cada empresa é essencial para definir a estratégia a seguir por cada design system.

Isto requer muito trabalho dedicado. Colaboração e pesquisa do contexto de cada organização. Envolvimento com os colaboradores das organizações, as pessoas que mais percebem daquele negócio. Só com tudo isto e muito mais, é possível atingir o verdadeiro potencial dos design systems nas organizações e aproveitar os efeitos de transformação que eles podem criar.

Fotografia © Tim Evans (Unsplash)