Os design systems são muito mais que ficheiros de Figma. Este é um conceito absolutamente fundamental sobre estes sistemas. Construir e manter um sistema vai muito além das bibliotecas de componentes ou de todos os processos técnicos para o fazer. Um design system pode e deve ser uma ferramenta transversal em toda a organização. Isto levanta uma imensidão de desafios que vão muito para além da parte técnica da tarefa.
Seja no desenvolvimento de processos de envolvimento e colaboração entre os diferentes departamentos, a medição concreta do impacto (ou não) do design system nos produtos e serviços da organização ou até a escalabilidade de boas práticas em todo o ecossistema digital ao serviço dos consumidores. Muitos são os tópicos fundamentais sobre design systems que vão muito para lá das bibliotecas ou da parte técnica.
Aprender a técnica
Não quer isto dizer que a parte técnica do processo não seja importante. Muito pelo contrário. Facilmente reconhecemos a importância de uma boa execução técnica em qualquer estratégia. Uma estratégia sem a concretização, é só isso mesmo, uma estratégia. Uma visão daquilo que poderia ser alguma coisa. É sempre importante ter uma visão, como é óbvio, sem isso também é quase impossível trazer algum tipo de inovação. Mas a dimensão técnica desempenha indiscutivelmente um papel principal, especialmente num instrumento tão multidisciplinar como o são estes sistemas de design.
A técnica só se aprender com a prática. Por muitas dicas que possamos encontrar, muitos recursos que possamos reunir, só conseguimos chegar aquele ponto de execução exímio com uma obsessão pela prática e pelo seu exercício. Dias, semanas, meses e até anos é todo o tempo que é necessário para atingir o resultado que desejamos. Não existem outros caminhos possíveis. Não existem poções mágicas que nos façam aprender tudo de uma só vez, sem passarmos pelo processo moroso de tentativa e erro. Existem sim, no que toca especificamente ao tema dos design systems, muitos materiais de formação (neste caso gratuitos) que te podem ajudar em muito a começar este caminho de aprendizagem técnica.
Recursos gratuitos
Sejam cursos, tutoriais, estudos, artigos, checklists ou qualquer outro formato de informação, a indústria foi criando e disponibilizando ao longo fantásticos recursos que te podem ajudar nesta aprendizagem técnica. Se estiveres à procura de formação gratuita sobre a parte técnica do trabalho dos design systems (na vertente de desenho), aqui ficam algumas sugestões de materiais:
- Uxcel – design systems courses and lessons
- Atomic design by Brad Frost (eBook)
- Design systems .com powered by Figma
- Figma – introduction to design systems (Youtube)
- Blog Zeroheight
- Nielsen Norman Group – design systems 101
- Design Systems University – glossary
- Design + Code – design systems in Figma (course)
- Udemy – cursos gratuitos
- SkillShare – cursos gratuitos
- SkillShare – curso “Digital Design: Creating Design Systems for Easier, Better & Faster Design” (Dan Mall)
- SkillShare – curso “Digital Product Design: Build a Flexible Design System That Lasts” (Brad Frost)
- The component gallery
- Neurodiversity design system
Referências adicionais sobre design systems
Adicionalmente a todas estas sugestões incríveis, tens também à tua disposição aqui no blog alguns recursos adicionais. Todos estes conteúdos procuram explorar não só a parte técnica, mas também o seu enquadramento em toda a estratégia destes sistemas. Aqui ficam alguns recursos adicionais que te podem ajudar muito neste processo de aprendizagem:
- Design systems is a mindset not a library
- Conversas “Design systems tratados por tu”
- Estudo “Mapa dos Design Systems em Portugal 2022”
- Vantagens e mitos sobre design systems
- 3 Palavras essenciais em qualquer reunião sobre design systems
- 200 Exemplos e inspirações de design systems
- Alguns dos melhores design systems da indústria
- Será que os serviços públicos digitais precisam de um design system?
- Quanto custa à sua empresa não ter um design system?
- Design Systems As A Service e o mercado nacional
- Documentação de design systems com Zeroheight
- O que utilizar para documentar um design system: Zeroheight ou Storybook?
- Sugestões de leituras e recursos
- Todos os artigos publicados
É preciso tempo
Quando olhamos para muitos dos sistemas incríveis da indústria, corremos o risco sério de sermos assaltados por um sentimento de pressa extrema. Queremos muito chegar a esse ponto de evolução e desenvolvimento. Queremos muito lá chegar rapidamente. É tempo de más notícias. Isso não vai acontecer de forma rápida. Para chegar a esse ponto de evolução será necessário tempo, muito tempo mesmo e isto não tem nenhum problema. O processo de design é mesmo assim.
Será necessária muita persistência, prática e uma aprendizagem permanente e consistente para que um dia possas chegar efetivamente ao patamar que anseias. Não te deixes enganar pelos “falsos profetas do sucesso”. Quem te vender caminhos rápidos para lá chegar, uma coisa é certa, está a mentir-te. Não acreditas? Olha para o percurso de todos os profissionais que consideras designers excepcionais. Vê o tempo que demoraram a lá chegar. Os anos de trabalho árduo. De tentativa erro. É claro que a formação é um acelerador imenso para tudo isto. Isso é incrível. Mas a formação tem que vir acompanhada sempre pela muita prática no dia a dia dos projectos e isso precisa de tempo.
Fotografia © Towfiqu-barbhuiya (Unsplash)