É comum dizer-se que o design é um trabalho de equipa. Desde os primórdios da história do design que assistimos ao fortalecimento deste conceito, mesmo quando aqui e ali, encontrarmos “estrelas” que assumimos na esmagadora maioria das vezes como ilhas isoladas.
Também encontramos algumas vezes a ideia que o design é igualmente uma disciplina de aprendizagem constante. Aprendizagem no acompanhamento da evolução tecnológica, mas também na melhoria de processos de trabalho, gestão e liderança de equipas e um sem fim de outros tópicos, recorrentes no dia a dia das equipas de design, seja onde for.
Poder das comunidades
Acontece que nada disto acontece no vácuo. Para que cada profissional possa aprender e partilhar, é fundamental que a comunidade, neste caso a comunidade de UX, UI e Product Design em Portugal, se conheça e encontre. O encontro, no mais amplo sentido do termo, é uma ferramenta poderosa para a evolução das práticas de uma determinada disciplina e o fortalecimento das suas redes de relações profissionais.
São as comunidades que nos permitem perceber o que acontece para lá das portas das outras equipas, facilitando uma auto-avaliação das nossas próprias práticas e por conseguiente a evolução da forma como definimos, desenhamos e desenvolvemos novas soluções para o quotidiano das pessoas.
Em Portugal
Em Portugal temos assistido nos últimos anos ao aparecimento, especificamente relacionado com UX, UI e Product Design, de inúmeros projetos de comunidades que promovem o encontro dos profissionais e a troca de experiências em várias dimensões. É certo que boa parte destes projetos de comunidades, encontram dificuldades na sua consolidação ao longo do tempo. A exigência do dia a dia e o ritmo acelerado dos projetos, nem sempre deixa espaço para muitas outras coisas. Mas, a comunidade em Portugal tem muitas razões (e extraordinários exemplos) para acreditar que a comunidade está viva, a crescer e cada vez mais relevante.
Para facilitar o contacto com vários projetos de comunidades em Portugal e provocar, quem sabe, uma maior participação, aqui fica um apanhado de sugestões. Projetos e organizações, que promovem hoje em dia vários tipos de atividades para a comunidade de designers a trabalhar em UX, UI e Product Design em Portugal:
- Clube da Criatividade de Portugal
- OPO.design – Porto Design Community
- Made of Lisboa – eventos
- Creative Mornings – Porto
- Porto UX
- Ladies that UX – Lisbon
- Ladies that UX – Porto
- Portuguese Woman in Tech
- UX Writing Portugal
- The Interaction Design Foundation – local groups
- Friends of Figma – Portugal
- Service Design Network – Portugal
- Service Design Portugal
- Design Research Portugal
- Designers & CO.
- Mudo Podcast
Sair do casulo
Ir ao encontro da comunidade, seja para partilhar algo que fazemos ou procurar novas inspirações, obriga sempre a algum grau de exposição e a sair da zona de conforto. Nem sempre é um exercício fácil. Partilhar algo da nossa equipa, expõe-nos à critica, algumas vezes cruel. Mas, se olharmos a que tudo aquilo que fazemos em design, é feito a pensar que será para ser utilizado por alguém e por consequência propenso à crítica, claramente a crítica é algo com o qual temos que saber conviver muito bem.
Por outro lado, se queremos no futuro ter uma comunidade profissional mais forte (preferencialmente sem “Ordens” ou outra coisa do género) temos que conseguir criar um espaço confortável para que as novas gerações possam aprender e partilhar também as suas ideias. A renovação é algo fundamental para qualquer comunidade. Ela acontecerá sempre quer queiramos quer não, por isso, quanto mais o caminho for sendo feito em conjunto, melhor para todos, aqueles que cá estamos hoje e todos aqueles que virão no futuro.
Fotografia © Priscilla Du Preez (Unsplash)