Design systems na moda com a Farfetch

Assumindo os design systems, cada vez mais, como uma área de trabalho específico da disciplina de design digital, é natural, que este tema, possa também herdar algumas daquelas que são as discussões filosóficas em torno do design desde sempre. Temas como, qual a diferença entre o design e a arte, qual o valor do design ou se o design é ou não essencial aos negócios, são tudo debates com muitas décadas na disciplina e que geram quase sempre discussões muito apaixonadas e apaixonantes.

Por entre algumas destas discussões, existe uma em específico que é também para os design systems cada vez mais relevante. O que pode o design fazer pelos negócios das empresas? Como medir o seu sucesso também em termos do negócio? Quanto investir em design? São tudo questões em torno de uma conversa, cada vez mais importante a ter nas equipas de design e que interessam também muito quando o tema é especificamente os design systems, por detrás dos ecossistemas de produtos digitais das empresas.

O design é algo diferente da arte e é bastante claro que este pode ter um impacto muito sério no negócio das empresas. Mas, como medir o impacto do design (e dos design systems, claro está) nos negócios e o que isso pode significar em dinheiro para as empresas, é uma conversa que só agora está no inicio e que seria muito importante aprofundar no futuro. É muito sobre isto e sobre naturalmente todo o trabalho de design systems que têm feito, que nos vão falar o Vitor Silva (Senior Principal Product Designer) e a Nádia Carmo (Principal Product Designer) da Farfetch na próxima conversa dos “Design systems tratados por tu”.

Décima quarta sessão será com a Farfetch

Para alguém que trabalhe na área de tecnologia, mais especificamente em produtos digitais, seja em que área de atividade for, é quase impossível que o nome Farfetch não lhe queria dizer absolutamente nada. Aliás, mesmo não trabalhando na área de tecnologia, quando o tema é moda de luxo, é quase impossível que a palavra seja desconhecida de alguém. Reconhecida como o primeiro unicórnio português (empresas que atingem uma valorização de mil milhões de dólares), embora seja reconhecida maioritariamente do grande público pela sua plataforma de artigos de luxo, a Farfetch é hoje muito mais que uma simples loja online.

A Farfetch é hoje um ecossistema bastante alargado de produtos e serviços, onde a tecnologia desempenha um papel preponderante e o design é uma ferramenta, também ao serviço do negócio. Uma marca que vai muito para além do meio digital, mas que é neste espaço que os design systems desempenham uma missão muito importante de construção e manutenção dos vários produtos do ecossistema e acima de tudo de utilização eficiente de recursos.

Fotografia © Marcus Loke (Unsplash)