Falar de design systems, tem muito pouco que ver com design ou development. Por mais estranho que possa parecer, falar de design systems é sim, refletir que tipo de produtos digitais queremos construir: se aqueles que nos fazem lembrar o tempo em que a ligação à internet fazia um barulhinho monocórdico ou aqueles que transformam verdadeiramente negócios.
A par disto é também fundamental ter bem presente que não existem fórmulas mágicas para criar produtos digitais (e design systems) extraordinários. A única magia com que podemos contar é o conhecimento partilhado pela comunidade, capaz não só de inspirar equipas mas também quem faz um trabalho de excelência.
É com todas estas preocupações e dentro deste contexto que foi criado em parceria com o Clube da Criatividade de Portugal o ciclo de conversas “Design systems tratados por tu”.
Sobre as conversas
Existe um ditado popular que diz “que é a falar que as pessoas se entendem”. No caso do ciclo de webinares “Design systems tratados por tu”, poderíamos dizer que é a partilhar que se aprende. Realizadas entre Março de 2021 e Fevereiro de 2023 o projeto que nasceu como uma ideia simples foi ganhando espaço no panorama nacional até se tornar um espaço respeitado de partilha e reflexão. Para ajudar a melhor compreender o projeto, aqui ficam as respostas a algumas questões essenciais sobre o ciclo e os seus objetivos.
O que é?
O “Design systems tratados por tu”, foi um ciclo de webinares, mas também ao mesmo tempo, uma ambição verdadeira de criar uma mesa redonda onde se pudesse partilhar, em português, as boas práticas e desafios das equipas de produto digital, em torno do tema tão amplo e desafiante que são os design systems no dia a dia.
Para quem?
Foi um espaço de participação gratuita, onde todos os profissionais com a responsabilidade de pensar, desenhar e desenvolver os produtos digitais do futuro eram muito bem-vindos. Apesar disso, definia-se igualmente como o “lugar” ideal para o encontro de designers e developers, tendo sempre como pano de fundo a sua missão comum de construção de produtos digitais.
O que esperar?
Cada webinar desafiava os seus participantes a conhecerem os bastidores de um design system em concreto, feito por portugueses ou a partir de Portugal. Pela partilha na primeira pessoa de designers e developers de uma agência ou marca, foi possível descobrir os problemas e soluções de cada equipa no seu quotidiano. Para além disso, sendo uma mesa redonda, o “Design systems tratados por tu” caracterizava-se também como um espaço de conversa informal que fazia questão de abrir a discussão a todos que nele participam.
Quando e onde?
Com uma periodicidade mensal, os webinares decorreram sempre entre as 18h30 às 19h45. As inscrições eram feitas online de forma gratuita e as conversas realizadas através da plataforma Zoom.
Quem organiza?
O “Design systems tratados por tu” era uma iniciativa com a curadoria do designer Ruben Ferreira Duarte com o apoio do Clube da Criatividade de Portugal. Para além disso, contava também com o apoio, em cada webinar, de vários parceiros do Clube, a par como não poderia deixar de ser de todas as equipas convidadas.
É possível ver depois?
Acreditamos no “Design systems tratados por tu”, tal e qual como qualquer design system, não como uma história linear, mas sim como um momento único de partilha. Um “lugar” que valoriza quem dele usufrui na primeira pessoa. A somar a esta ideia, muito do conteúdo partilhado nos webinares eram materiais próprios e internos das próprias equipas. Por isso mesmo, a generalidade sessões não ficou gravada. Ainda assim, foi possível num punhado considerável destas conversas, fazer um registo de vídeo e que ficará como legado do ciclo de conversas.
Mais uma boa razão!
O “Design systems tratados por tu” foi também um espaço para a procura de novos desafios profissionais. Em cada webinar a agência ou marca convidada, tinha também a oportunidade de partilhar vagas de emprego em aberto no momento o que acabou por ser uma mais-valia adicional destas conversas.
Conversas do ciclo
Um dos principais objetivos do “Design systems tratados por tu” era desafiar um leque plural e muito alargado de profissionais e equipas a partilhar o seu trabalho com a comunidade. Sem a comunidade estas conversas não faziam sentido, mas também sem quem aceitasse partilhar um pouco das suas ideias e desafios também não.
Um muito obrigado ao Ricardo Melo (Fullsix Portugal), Jorge Chagas (Fullsix Portugal), Renato Miguel (Fullsix Portugal), José Torre (Shopify), Orlando Rocha (Miew), Pedro Ferraz (Miew), Sílvia Moura (Miew), Gonçalo Mimoso (Miew), Franciele Faccin (OLX Group), Ruan Teles (OLX Group), Miguel Santana (OLX Group), Ana Simões (OLX Group), Margarida Mendes (Outsystems), João Guerra (Outsystems), Miguel Nicolau (Outsystems), Andreia Mesquita (Outsystems), Marco Cardoso (adidas), Ana Neto (Körber Digital), Hugo Silva (Bliss Applications), João Paulo (Bliss Applications), Gonçalo Abreu (Bliss Applications), Pedro Moreira da Silva (GitLab), Thiago Hassu (Meiuca), Alexander Arrebola (Meiuca), Filipe Almeida (Significa), Rui Sereno (Significa), Hugo França (Nagarro), Carlos Sousa (Nagarro), David Marques (Hi Interactive), Maurilio Souza (Hi Interactive), Vitor Silva (Farfetch), Nádia Carmo (Farfetch), Ivo Abreu (Continente), Carlos Alves (Deloitte), Inês Ribeiro (Deloitte), Rodolfo Januzelli (Deloitte), Rute Costa (Oyster), Giovanni Moschini (Namecheap), Eunice Costa (Pixelmatters), Gabriela Rocha (Pixelmatters), Marianna Piacesi (Talkdesk), Daniel Tavares (Talkdesk), Frederica Lopes (Talkdesk), Luís Melo (Talkdesk) e o Manuel Lima (Interos) por terem aceite a provocação e pelo fantástico trabalho.
Gravações das conversas
Muitos dos temas e tópicos trazidos pelas equipas participantes aos “Design systems tratados por tu” são dinâmicas muito próprias, algumas até que nunca tinham visto a luz do dia. A generosidade das equipas em partilharem com a comunidade esse seu trabalho foi absolutamente fantástica. Por isso, nem todas as conversas foram gravadas para registo e partilha posterior.
Ainda assim, muitas outras conversas, foi possível fazer registo de vídeo. Para além do momento incrível em si de participar na conversa em discurso direto com algumas das melhores equipas de design e development do país e em alguns casos à escala global, o registo vídeo desses eventos, constitui-se igualmente como um legado para a posterioridade do contributo deste projeto para a comunidade.
- Conversa com Pedro Moreira da Silva da GitLab
- Conversa com Thiago Hassu e Alexander Arrebola da Meiuca
- Conversa com Hugo França e Carlos Sousa da Nagarro
- Conversa com David Marques e Maurílio Souza da Hi Interactive
- Conversa com Vítor Silva e Nádia Carmo da Farfetch
- Conversa com Ivo Abreu do Continente
- Conversa com Inês Ribeiro e Rodolfo Januzelli da Deloitte
- Conversa com Rute Costa e Giovanni Moschini da Namecheap
- Conversa com Eunice Costa e Gabriela Rocha da Pixelmatters
- Conversa com Marianna Piacesi, Frederica Lopes, Daniel Tavares e Luís Melo da Talkdesk
- Conversa com Manuel Lima da Interos
Partilha é o futuro
A par do desafio, os “Design systems trados por tu” sempre tiveram também como finalidade gerar uma maior partilha de sistemas na comunidade de design e development portuguesa. Atualmente, não são muitos os exemplos públicos de design systems de marcas portuguesas. A grande ausência destas referências faz com que seja muito difícil perceber na comunidade quem está a realizar algum trabalho neste campo e com que profundidade.
Não é um caminho fácil, mas conhecer mesmo que seja por meio destas conversas alguns excelentes exemplos, estava na base da crença que de muitas maneiras, podia ajudar a que mais equipas partilhassem de forma aberta e pública os seus design systems. O conhecimento e reconhecimento do trabalho dos pares não só valoriza a comunidade como um todo, mas principalmente é um fator decisivo para o aumento da qualidade do trabalho de cada profissional, independentemente da sua área de especialização.
Fotografia © Kelly Sikkema (Unsplash)