Design systems tratados por tu

Falar de design systems, tem muito pouco que ver com design ou development. Por mais estranho que possa parecer, falar de design systems é sim, refletir que tipo de produtos digitais queremos construir: se aqueles que nos fazem lembrar o tempo em que a ligação à internet fazia um barulhinho monocórdico ou aqueles que transformam verdadeiramente negócios.

A par disto é também fundamental ter bem presente que não existem fórmulas mágicas para criar produtos digitais (e design systems) extraordinários. A única magia com que podemos contar é o conhecimento partilhado pela comunidade, capaz não só de inspirar equipas mas também quem faz um trabalho de excelência.

É com todas estas preocupações e dentro deste contexto que é criado o ciclo de conversas “Design systems tratados por tu” uma parceria entre o Clube de Criativos de Portugal e o DXD.

Sobre o ciclo de conversas

Existe um ditado popular que diz “que é a falar que as pessoas se entendem”. No caso do ciclo de webinares “Design systems tratados por tu”, poderíamos dizer que é a partilhar que se aprende. Sendo de uma conversa que se trata, aqui ficam as respostas a algumas questões essenciais sobre o ciclo, os seus objetivos e modelo de funcionamento.

O que é?

O “Design systems tratados por tu”, é um ciclo de webinares, mas também, uma ambição verdadeira de criar uma mesa redonda onde se possa partilhar, em português, as boas práticas e desafios das equipas de produto digital, em torno do tema dos design systems no seu dia a dia.

Para quem?

É um espaço de participação gratuita, onde todos os profissionais com a responsabilidade de pensar, desenhar e desenvolver os produtos digitais do futuro são bem-vindos. Apesar disso, define-se igualmente como o “lugar” ideal para o encontro de designers e developers, tendo sempre como pano de fundo a sua missão comum de construção de produtos digitais.

O que esperar?

Cada webinar desafia os seus participantes a conhecerem os bastidores de um design system concreto, feito por portugueses ou em Portugal. Pela partilha na primeira pessoa de designers e developers de uma agência ou marca, será possível descobrir os problemas e soluções de cada equipa no seu quotidiano. Para além disso, sendo uma mesa redonda, o “Design systems tratados por tu” caracteriza-se também como um espaço de conversa informal que faz questão de abrir a discussão a todos que nele participam.

Quando e onde?

Com uma periodicidade mensal, os webinares decorrem das 18h30 às 19h30. As inscrições são feitas online de forma gratuita e as conversas são realizadas através da plataforma Zoom.

Quem organiza?

O “Design systems tratados por tu” é uma iniciativa do Clube de Criativos de Portugal com curadoria do designer Ruben Ferreira Duarte, editor do blog português DXD. Para além disso, conta com o apoio, em cada webinar, de vários parceiros do Clube.

É possível ver depois?

Acreditamos no “Design systems tratados por tu”, tal e qual como qualquer design system, não como uma história linear, mas sim como um momento único de partilha. Um “lugar” que valoriza quem dele usufrui na primeira pessoa. Por isso mesmo, as sessões não serão gravadas nem partilhadas online posteriormente. Ainda assim, em jeito de resumo, no final de cada webinar, será enviado a todos os participantes uma newsletter com algumas sugestões de leituras e recursos adicionais.

Como saber mais?

Para mais informações basta visitar o website do Clube de Criativos de Portugal ou espreitar as redes sociais. Aí serão oportuna e atempadamente anunciadas todas as novidades, principalmente as datas dos próximos webinares.

Mais uma boa razão!

O “Design systems tratados por tu” é também um espaço para procurar e encontrar novos desafios. Em cada webinar a agência ou marca convidada, partilhará também, se for caso disso, as oportunidades de posições para designers e developers em aberto na empresa.

Conversas do ciclo

Um dos principais objetivos do “Design systems tratados por tu” é desafiar um leque plural e muito alargado de equipas a partilhar o seu trabalho com a comunidade. Sem a comunidade estas conversas não fazem sentido, mas também sem quem aceite partilhar um pouco das suas ideias e desafios também não. Aqui fica a lista completa de todas as conversas já realizadas ou ainda por realizar e incluídas no ciclo de webinares “Design systems tratados por tu”.

A partilha é o futuro

A par do desafio, o “Design systems trados por tu” tem também como finalidade gerar uma maior partilha de sistemas na comunidade de design e development portuguesa. Atualmente, não são muitos os exemplos públicos de design systems de marcas portuguesas. A grande ausência destas referências faz com que seja muito difícil perceber na comunidade quem está a realizar algum trabalho neste campo e com que profundidade.

Não é um caminho fácil, mas conhecer mesmo que seja por meio destas conversas alguns excelentes exemplos, pode de muitas maneiras, ajudar a que mais equipas partilhem de forma aberta e pública os seus design systems. O conhecimento e reconhecimento do trabalho dos pares não só valoriza a comunidade como um todo, mas principalmente é um fator decisivo para o aumento da qualidade do trabalho de cada profissional, independentemente da sua área de especialização.

Fotografia © Kelly Sikkema