Designs systems construídos de pijama com a GitLab

Fotografia de um ecrã com várias linhas de código alusiva ao conceito de design systems

Não raras vezes os design systems representam para as organizações que os utilizam, muito mais que uma simples fonte da verdade de componentes ou boas práticas. Numa das concepções mais completa da relevância que os design systems podem tomar para os produtos digitais e as equipas que os constroem, está a crença que estes sistemas de design, devem também transformar as próprias metodologias de trabalho da organização.

Trabalhar da forma mais ágil, colaborativa, experimentalista, iterativa e eficiente possível é sempre um dos grandes objetivos das equipas, especialmente quando falamos de equipas de produto digital. Os design systems, através de tudo aquilo que propõem e representam, são mais um, se não um dos mais, importantes instrumentos que podem ajudar a cumprir este desígnio, seja em que contexto for.

Para a nona conversa do ciclo “Design systems tratados por tu” propomos uma partilha um pouco diferente do habitual. Vamos falar de design systems, claro. Mas, vamos falar também de equipas, do seu funcionamento e como tudo isso pode acontecer num modelo de equipa completamente remote, com o Pedro Moreira da Silva, Staff Product Designer da GitLab.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 20 de janeiro de 2022

Nona sessão será com a GitLab

A GitLab é um produto digital destinado às equipas de development (e não só) que se procura afirmar essencialmente como uma plataforma de DevOps completa. Ferramenta fundamental para o dia a dia de muitas equipas, a plataforma tem feito um caminho notável de evolução, conjugando isso com uma cultura verdadeiramente open-source e remote.

O Pajamas Design System por sua vez, é o design system que está na base de construção de toda a experiência e interface da GitLab. Open-source desde as suas primeiras versões, a documentação disponível online não é um apanhado do sistema, é exactamente o mesmo instrumento que todos os dias as equipas da GitLab utilizam, estejam onde estiverem. Com o Pedro, vamos descobrir um pouco daquilo que foi o percurso do Pajamas, perceber quais são hoje os seus maiores desafios e descobrir alguns dos processos de trabalho das equipas no quotidiano.

Fotografia © Fahrul Razi