Dicionário DXD

Pensar, desenhar e desenvolver experiências digitais, está longe de ser um processo linear e que envolve um dicionário e glossário bastante complexo. A complexidade da missão é cada vez maior, as equipas de profissionais necessitam cada vez mais de perfis especializados e as competências em causa requerem cada vez mais um conhecimento verdadeiro de cada tópico.

Muitos são os termos do glossário que o mercado se habituou a utilizar, muitas vezes sem um conhecimento profundo do seu verdadeiro significado. É notório que o trabalho em tudo o que diz respeito à transformação digital, seja sobre que vertente for, é si mesmo, um percurso de descoberta e aprendizagem permanente. Um percurso feito através de metodologias colaborativas, princípios estruturantes, novos conceitos e ferramentas em constante evolução.

Desenvolver constantemente experiências digitais é um processo acima de tudo multidisciplinar, onde diferentes disciplinas de conhecimento se cruzam tendo por base um dicionário transversal. Áreas como a psicologia, a sociologia, a estratégia, a gestão, o marketing, o design, a programação, são já contributos fundamentais na construção de uma economia digital onde as pessoas são o verdadeiro foco das marcas.

Para facilitar a compreensão de muitas das terminologias que são utilizadas no quotidiano no contexto de projetos digitais, o DXD disponibiliza também um dicionário que funciona essencialmente como um glossário online.

Áreas temáticas DXD

O dicionário DXD está organizado de uma forma bastante simples, em quatro áreas temáticas. Cada uma destas categorias procura congregar diferentes tipos de referências sobre os mais variados termos utilizados no dia-a-dia de equipas e profissionais.

É importante compreender, que estas quatro categorias do dicionário DXD não são em si estanques, pois todos os seus conteúdos, estão intimamente relacionados. Elas são sim acima de tudo, uma forma de facilitar a compreensão de cada um dos seus termos, sejam eles mais abstractos ou pragmáticos. Esta organização, não reflete também qualquer abordagem metodológica, pois cada um dos termos do dicionário, poderão estar enquadrados em diferentes metodologias ao mesmo tempo.

Ilustração de formas geométricas em tons de roxo alusiva ao conceito de metodologias

Metodologias

Sugestões de muitas abordagens processuais diferentes para a construção de novas experiências digitais e não só.

Ilustração de formas geométricas em tons de vermelho alusiva ao conceito de princípios

Princípios

Princípios teóricos fundamentais para o pensamento, desenho e desenvolvimento de soluções funcionais e empáticas.

Ilustração de formas geométricas em tons de verde alusiva à ideia de conceitos

Conceitos

Conjunto de conceitos abstratos muito comuns no léxico do did-a-dia de quase todas as equipas de projeto digitais.

Ilustração de formas geométricas em tons de amarelo alusiva ao conceito de ferramentas

Ferramentas

Sugestões de ferramentas colaborativas digitais e analógicas para a construção de soluções digitais centradas nas pessoas.

Dicionário partilhado

O dicionário DXD é resultado essencialmente de uma colecção sistemática de referências de muitos conteúdos produzidos por milhares de profissionais de muitas áreas diferentes. A todos eles o reconhecimento do DXD, por através da criação de conteúdos, valorizarem a partilha de conhecimento e igualmente o enriquecimento da comunidade.

Apesar de todo o trabalho sistematização e consolidação de referências feito, esta é uma tarefa que nunca está fechada. Por isso, o DXD lança também um desafio a todos os profissionais de partilharem as suas próprias referências para cada um dos termos presentes no dicionário. Todas as ideias são muito bem-vindas. Caso queiras partilhar alguma referência, está à disposição o email — info(at)dxd.pt — do DXD. A partilha é um ponto essencial na construção deste dicionário comum e por isso agradecemos muito todas a participações.