Dicionário

O dia a dia (e o dicionário) das equipas de estratégia, design e development de produtos, serviços e experiências digitais é feito de muita “coisa”. Desafios, claro, o quanto baste. Trabalho colaborativo e iterativo, como não poderia deixar de ser. Mas também, de termos, muitos termos técnicos, não raras vezes com sentidos e significados muito díspares entre si e que podem gerar muitas confusões.

O tema do dicionário de trabalho dentro das equipas, não é um pormenor ou algo que possa ser deixado ao acaso. É um tópico importante, que merece um trabalho sério, especialmente na consolidação de um base de significados transversais e partilhados entre todas as pessoas que compõem a equipa e toda a sua organização operacional.

Para ajudar nesse trabalho, de elenco dos termos mais comuns, por um lado e consolidação de definições partilhadas por outro, o DXD coloca à disposição das equipas este apanhado exaustivo de alguns dos termos mais utilizados no dicionário das equipas digitais. Divididos por diferentes categorias, a organização destas terminologias, abrange desde o elenco de instrumentos de trabalho até à definição de abordagens metodológicas, passando por muitos outros campos do glossário mais recorrente das equipas.

Metodologias

Sugestões de abordagens metodológicas diferentes para a definição, desenho e desenvolvimento de novos produtos, serviços e experiências digitais (mas não só).

Princípios

Princípios teóricos fundamentais para a compreensão de diferentes áreas técnicas relacionadas com a metodologia de resolução de problemas de design.

Conceitos

Referências de conceitos e terminologias vulgarmente associadas ao léxico do dia a dia das equipas de estratégia, design e development de projeto digitais.

Ferramentas

Sugestões de instrumentos de trabalho e métodos colaborativos digitais e analógicos para a construção de soluções digitais centradas nas pessoas.

Produtos

Identificação e padronização por tipologias, essencialmente tecnológicas, de produtos digitais mais recorrentes na indústria de digital experience design.

Dicionário em evolução

É muito difícil dizer, especialmente num área como o design, que o dicionário com que trabalham as equipas é estanque. Uma vista de olhos rápida por estes ou outros termos associados ao design, facilmente identificará expressões em falta ou díspares sentidos para as mesmas expressões. Este dicionário, tal e qual como as equipas, não é estanque e nunca estará fechado. Ele é uma ferramenta viva, que tanto quanto necessário transformar-se-á.

Os termos aqui contidos e todas as referência de leitura a eles associadas, são também evolutivos. Uma base de conhecimento partilhado que pode e deve crescer, conforme a investigação recorrente e não menos importante, a comunidade queira também partilhar ideias. Todos os contributos de termos são muito bem-vindos, deles depende também a qualidade deste dicionário.