O dia a dia (e o dicionário) das equipas de estratégia, design e development de produtos, serviços e experiências digitais é feito de muita “coisa”. Desafios, claro, o quanto baste. Trabalho colaborativo e iterativo, como não poderia deixar de ser. Mas também, de termos, muitos termos técnicos, não raras vezes com sentidos e significados muito díspares entre si e que podem gerar muitas confusões.
O tema do dicionário de trabalho dentro das equipas, não é um pormenor ou algo que possa ser deixado ao acaso. É um tópico importante, que merece um trabalho sério, especialmente na consolidação de um base de significados transversais e partilhados entre todas as pessoas que compõem a equipa e toda a sua organização operacional.
Para ajudar nesse trabalho, de elenco dos termos mais comuns, por um lado e consolidação de definições partilhadas por outro, o DXD coloca à disposição das equipas este apanhado exaustivo de alguns dos termos mais utilizados no dicionário das equipas digitais. Divididos por diferentes categorias, a organização destas terminologias, abrange desde o elenco de instrumentos de trabalho até à definição de abordagens metodológicas, passando por muitos outros campos do glossário mais recorrente das equipas.
Metodologias
Sugestões de abordagens metodológicas diferentes para a definição, desenho e desenvolvimento de novos produtos, serviços e experiências digitais (mas não só).
- Agile
- Atomic design
- Circular design guide
- Design thinking
- Google design sprint
- Human-centred design
- Lean
- Waterfall
Princípios
Princípios teóricos fundamentais para a compreensão de diferentes áreas técnicas relacionadas com a metodologia de resolução de problemas de design.
Conceitos
Referências de conceitos e terminologias vulgarmente associadas ao léxico do dia a dia das equipas de estratégia, design e development de projeto digitais.
- Adaptive web design
- Backend code
- Brainstorming
- Brand
- Browsers
- Collaboration
- Competitive intelligence
- Content strategy
- Creativity
- Customer experience
- Data visualization
- Design patterns
- DesignOps
- Devices
- Engagement
- Ergonomics and human factors
- Experience rot
- Frontend code
- Inclusive design
- Information architecture
- Innovation
- Interaction design
- Iteration
- Look and feel
- Mental model
- Minimum loveable product
- Minimum viable product
- Mobile first
- Mobile gestures
- Motion design
- Opportunity
- Pixel density
- Planning
- Product design
- Prototyping
- Remote work
- Responsive web design
- Service design
- Storytelling
- Strategy
- Taxonomy
- Trends
- Usability
- User experience
- User interface
- User research
- User testing
- UX Theatre
- UX writing
- Value proposition
- Visual design
Ferramentas
Sugestões de instrumentos de trabalho e métodos colaborativos digitais e analógicos para a construção de soluções digitais centradas nas pessoas.
- 55 business models
- A/B testing
- Abstract app
- Affinity diagram
- Archetypes
- Benchmark
- Blue ocean strategy
- Bowman strategy clock
- Brainwriting
- Brandbook
- Business model canvas
- Card sorting
- Checklists
- Competitive analysis
- Content audit
- Contextual inquiry
- Crazy 8
- Critical success factors
- Customer experience map
- Design brief
- Design critique
- Design the box
- Desk research
- Empathy map
- Ethnographic study
- Eye tracking
- Feedback matrix
- Figma app
- First click test
- Five seconds test
- Five whys questions
- Focus group
- Functional description
- Google heart happiness framework
- Google material design
- Heatmap
- Heuristic analysis
- High-fidelity prototype
- How might we questions
- Human interface guidelines
- IDEO brainstorming
- Infrastructure architecture
- Interface inventory
- Interviews
- Invision app
- Jobs to be done
- Kano model
- KJ analysis
- Lean canvas
- Low-fidelity prototype
- Mash-up ideas
- Mindmap
- Moodboard
- Morphological matrix
- Moscow method
- Napkin pitch
- Personas
- Pestel analysis
- Porter five forces
- Porter four corners
- Porter generic strategies
- Proto-personas
- Prototype tools
- Questionnaires
- Quick wins analysis
- Role playing
- Service blueprint
- Site map
- Six sigma
- Six thinking hats
- Sketch app
- Sketching
- SMART goals
- Stakeholder map
- STEEP trends
- Storyboard
- Style tiles
- Styleguide
- SWOT analysis
- Tagging
- Task analysis
- Task flow
- Tree testing
- UI components
- Usability tests
- Use case
- User flow
- User recording
- User scenarios
- User stories
- UX cards
- UX expert review
- UX maturity model
- Value proposition canvas
- Website analytics
- Wireframes
- Wizard of OZ test
- Workshops
- World cafe
- Zettelkasten
Produtos
Identificação e padronização por tipologias, essencialmente tecnológicas, de produtos digitais mais recorrentes na indústria de digital experience design.
Dicionário em evolução
É muito difícil dizer, especialmente num área como o design, que o dicionário com que trabalham as equipas é estanque. Uma vista de olhos rápida por estes ou outros termos associados ao design, facilmente identificará expressões em falta ou díspares sentidos para as mesmas expressões. Este dicionário, tal e qual como as equipas, não é estanque e nunca estará fechado. Ele é uma ferramenta viva, que tanto quanto necessário transformar-se-á.
Os termos aqui contidos e todas as referência de leitura a eles associadas, são também evolutivos. Uma base de conhecimento partilhado que pode e deve crescer, conforme a investigação recorrente e não menos importante, a comunidade queira também partilhar ideias. Todos os contributos de termos são muito bem-vindos, deles depende também a qualidade deste dicionário.