Formação UX Fundamentals for digital product teams

Um dos grandes desafios de qualquer equipa de produto digital é compreender o impacto que experiências extraordinárias e por consequência a disciplina de UX, têm no sucesso do produto. No final do dia, por muito que isso custe, os problemas estratégicos e técnicos das equipas de projeto, não se podem refletir num produto digital com uma proposta de valor débil.

Em todo este enquadramento, a user experience, pode ser uma ferramenta valiosa para o amadurecimento de uma consciência de “experience-focus” nas equipas. Para isto é fundamental que todos os profissionais das equipas, têm uma clara e perfeitamente consciência do propósito, vantagens, âmbito, processos e ferramentas por detrás da área de user experience.

Nada disto acontece por acaso e de um momento para o outro. Sem as propostas de formação certas, pode ser bastante complicado a qualquer profissional de forma isolada, mergulhar numa disciplina que pouco conhece. É importante que existam conteúdos, capazes de desconstruir e explicar todos os conceitos fundamentais relacionados com a disciplina de UX de forma muito simples e prática.

Ilustração da capa da formação UX Fundamentals for digital product teams

Formação

Ao contrário daquilo que se possa pensar, esta não é uma formação para especialistas em user experience. Muito pelo contrário. O UX Fundamentals, é sim, a formação indicada para todos os profissionais (managers, software architects, developers, product owners, project managers, marketers, QA testers, etc.) não relacionados diretamente com a área de UX mas que todos os dias com a sua dedicação e talento, pensam, desenham e desenvolvem os produtos digitais do futuro para o dia a dia das pessoas. É também a formação ideal para todos aqueles que acreditam que a tecnologia só faz sentido, se estiver verdadeiramente ao serviço dos utilizadores, através da criação de experiências digitais de excelência.

A estrutura da formação foi pensada com um único objetivo: simplificar ao máximo a partilha de conhecimento sobre uma disciplina fundamental na indústria digital hoje em dia, a user experience, mas procurando desconstruir ao máximo a linguagem técnica, normalmente associada ao tema. Ainda assim, tendo este objetivo em mente, a preocupação da formação passou também, por não esquecer nenhum conceito fundamental para a compreensão por completo desta disciplina.

Ideal para quem quer começar a sua descoberta sobre user experience (UX), esta formação não se procura constituir como a única abordagem possível, mas uma proposta de introdução ao tema. Nesta formação poderás ao longo de 10 módulos distintos descobrir muitos dos aspetos fundamentais relacionados com o trabalho no dia a dia das equipas de projeto da área de UX. Os módulos que integram a proposta da formação UX Fundamentals for Digital Product Teams são os seguintes:

  • Definição
  • Diferenças entre disciplinas
  • Dimensão humana
  • Princípios essenciais
  • Retorno de investimento
  • Competências técnicas
  • Processo de trabalho
  • Avaliar a experiência
  • Medir a maturidade
  • Sugestões de leitura

Não sendo em si uma proposta de exploração fechada, o percurso sugerido através de todos estes módulos, resumem muitos dos conceitos fundamentais para a compreensão da disciplina de user experience (UX). Enriquecida também com inúmeros casos práticos, a formação tenta através dos seus conteúdos fazer uma ponderação equilibrada entre uma vertente mais teórica e prática.

A formação está disponível online de forma completamente gratuita. Para lhe aceder, basta enviar uma mensagem para o email do DXD com esse pedido — info(at)dxd.pt — ou então entrar em contacto via Linkedin que será enviado uma ligação de acesso à formação na resposta à mensagem.

Fotografia © Gautam Lakum

Course