Guias práticos

Os guias práticos, são cada vez mais um formato popular na partilha e consolidação de conhecimento, num sem fim de áreas relacionadas com o pensamento, desenho e desenvolvimento de produtos digitais. É bem verdade que a democratização do acesso à informação através da world wide web, potenciou o aumento de conteúdos online. Contudo, não deixa de ser também verdade que o conhecimento prático sobre um qualquer tópico é cada vez mais valioso.

Por muito que se gostasse que fosse diferente, é certo que a experiência, especialmente numa área como o design, só se adquire com a prática. A experiência em projeto, é de longe (muito longe) o principal espaço de evolução para qualquer profissional.

É a experiência em projeto e as suas aprendizagens, erros, práticas, ferramentas, dinâmicas de equipa e conquistas, que muitas vezes são um excelente ponto de partida para a criação daquilo a que normalmente se chamam de guias práticos. Estes guias, que podem ser publicados num sem fim de formatos, reúnem em si um conjunto muito alargado de conceitos. Materializados em diversas sugestões concretas, estes conceitos, são fruto de uma ponderação interessante entre as dimensões teórica e prática. Ao mesmo tempo, poder-se-ão constituir também como uma ajuda valiosa para que alguns profissionais possam usufruir das aprendizagens de outros.

Propostas de abordagens

O DXD acredita que é a partilha de conhecimento, sincera e verdadeira, que constrói e evolui qualquer indústria. Mais do que uma visão egoísta do conhecimento, o digital prova todos os dias, que qualquer comunidade valoriza bastante a partilha verdadeira de experiências.

Inspirado por esta premissa de partilha com a comunidade de experiências reais, o DXD edita periodicamente os seus guias práticos. Estes guias práticos, são antes de mais, propostas de abordagens pragmáticas a uma série de temas do quotidiano dos processos de pensamento, desenho e desenvolvimento.

Ilustração da capa de um dos guias práticos do DXD sobre intranets

Intranets

Como construir uma intranet em 90 dias é uma proposta muito focada num dos pilares de qualquer organização, os seus colaboradores.

Partilha de experiências

Todos os guias práticos do DXD são disponibilizados à comunidade de forma completamente gratuita. Para que qualquer profissional possa, com sentido crítico, explorar cada uma destas ferramentas sem limitações e o mais adaptado ao seu contexto pessoal e profissional, o formato aberto e livre, faz todo o sentido.

A partilha gratuita de todos os guias práticos, traz consigo tão só um pequeno desafio a todos quantos usufruirem destes instrumentos. É lançado o desafio de quando aplicado alguns dos guias num contexto de projeto real, posteriormente seja partilhado com o DXD, através do seu email — info(at)dxd.pt — todas as aprendizagens daí resultantes. Só com a participação e partilha, também de quem utiliza estes instrumentos no seu dia-a-dia, é possível melhorar a abordagem de cada um dos guias práticas, para que possam ir melhor ao encontro das necessidades de cada projeto.