Melhorar a acessibilidade de componentes em design systems

A acessibilidade digital é um trabalho absolutamente transversal e que deve envolver todos os profissionais das equipas de transformação de digital. Este é um princípio fundamental do trabalho estruturado de acessibilidade digital. Por outro lado é também inegável a importância social mas também para o negócio de garantir que os produtos e serviços digitais do futuro são, para além de inovadores e adaptados à necessidades do dia a dias pessoas, igualmente acessíveis.

Muito provavelmente será difícil encontrar quem possa negar isto (e ainda bem). Contudo, a prática do quotidiano do trabalho de acessibilidade digital revela-se muito mais desafiadora que a aceitação destes princípios fundamentais. Nem sempre é fácil perceber como implementar na prática e de forma técnica todas as directrizes e guidelines de acessibilidade. À dificuldade de descodificação das terminologias técnicas acrescenta-se muitas vezes a complexidade na gestão das equipas.

Os design systems podem e devem ser um facilitador extraordinário para todo este trabalho de transposição das boas práticas de acessibilidade para a realidade do dia a dia das equipas. Este instrumento de desenho e desenvolvimento em escala, pode ser um dos caminhos mais interessantes para propagar por todos os produtos e serviços digitais de uma marca, boas práticas de acessibilidade. É certo que ter um design systems “acessível” não resolverá todo o desafio de acessibilidade, mas ajuda e muito.

O eBook “Melhorar a acessibilidade de componentes em design systems” pode ser mais uma ajuda neste trabalho. Ele reúne no essencial, diversas recomendações de boas práticas que podem ser implementadas nos componentes dos design system e assim disseminar em escala muitas das boas práticas de acessibilidade pelo ecossistema digital de produtos e serviços da marca. A par disso, documenta cada uma dessas recomendações, com referências de outros design systems e exemplos práticos como isso já acontece em cada um destes sistemas, alguns as maiores referências da indústria.

O que vais encontrar?

Dentro do eBook é possível encontrar não só uma definição fundamental de acessibilidade, o impacto que isso pode ter nos negócios das empresas, bem como o papel dos design systems nesta missão de tornar os produtos e serviços digitais realmente acessíveis. A par disso, podes encontrar no eBook:

  • 91 Páginas de conteúdo, definições, esquemas e uma série de outras informações com o objetivo de traçar um panorama geral da importância da acessibilidade.
  • 20 Recomendações práticas e técnicas do que pode ser implementado em termos de acessibilidade nos componentes de design systems.
  • 104 Referências a alguns dos design systems de referência na indústria e que ajudam a ilustrar a aplicação prática de cada uma das 20 recomendações.
  • 24 Design systems diferentes utilizados como referência e exemplos de boas práticas de acessibilidade digital.
  • 22 Referências a artigos do blog DXD com sugestões de conteúdos adicionais para explorar em profundidade o tópico dos design systems.

Acessibilidade em escala

Se queremos construir ecossistemas de produtos e serviços digitais verdadeiramente acessíveis é fundamental pensar em escala. Não basta aquela ou a outra aplicação serem acessíveis. É essencial olhar para a acessibilidade como um bem e dado adquirido à partida para qualquer projecto. Uma concepção metodológica que olhe para todo o digital “acessível by default” e não como um requisito adicional.

Para isso é muito importante ter as melhores ferramentas, como é o caso dos design systems, à disposição e perceber qual o seu papel em todo o desafio de acessibilidade. A resposta nem sempre é evidente. Quase tudo precisa de um tempo de aprendizagem específico. Mas se nunca começarmos esse caminho, a verdade é só uma, nunca chegaremos a lugar algum e neste caso isso quer dizer que mais e mais pessoas continuaram barrada da utilização de produtos e serviços digitais, essenciais para a sua vida do quotidiano.

Fotografia © Nik (Unsplash)