Mitos do dia-a-dia

São muitos os mitos com os quais se depara quem todos os dias tem a responsabilidade de desenhar novos produtos digitais. Na verdade, muitas vezes, são estas mesmos expressões, que estão na base de inúmeras das decisões importantes para os projetos em momentos cruciais.

Se pensarmos na transversalidade de áreas de competência que são necessárias para desenhar um produto digital, é fácil perceber a complexidade da tarefa. Assim, é necessário muitas vezes, num mesmo projeto, independentemente das metodologias utilizadas, conseguir coordenar e articular diferentes perfis de profissionais. Por consequência, tantos perfis de profissionais, torna também necessário articular áreas de competência muito distintas, cada qual com as suas especificidades. Por conseguinte, quanto mais áreas de competência envolvidas, maior é o número de mitos associados, que no final do dia se traduzem em processos de decisão complexos e sem a objetividade que deveriam.

É fundamental em qualquer projeto, especialmente nos relacionados com produtos digitais, ter consciência que os mitos existem, saber identifica-los, questionando sempre tudo o que é assumido como um dado adquirido.

Mitos DXD

Os Mitos DXD é mais um contributo para discussão deste tema em muitas das realidades do dia-a-dia das equipas de digital product design. Trata-se essencialmente de um esforço para a identificação dos mais relevantes que circundam muitas das áreas de competência relacionadas com o desenho de produtos digitais.

É uma ideia que provoca à discussão em comunidade, num esforço conjunto para a desconstrução de cada uma das falsas verdades que servem de mote. Publicados periodicamente, cada um destes mitos, focará uma ideia muito simples, mas que se constituem em alguns casos como premissas enraizadas pelo senso comum.

Fazer as perguntas certas

Em última linha, os mitos traduzem-se quase sempre num único desafio: fazer as perguntas certas não deixando nenhuma questão sem resposta. A bem da verdade, fazer as perguntas certas e a procura incessante pelas respostas é a única ferramenta que temos para descobrir e desconstruir qualquer mito, seja em que área de competência for. Podemos acreditar que um mito é no final do dia, uma pergunta que ficou sem resposta ou uma questão com a qual nos contentámos com a resposta mais fácil. A preguiça aliás, é uma das características que mais contribui para a criação de mitos, pelo menos daqueles com o sentido que aqui falamos.

É difícil em cada projeto muitas vezes discernir aquilo que é ou não um mito. Qualquer mito, seja ele de que natureza for, só é possível resolver com a informação e a formação constantes. Os Mitos DXD, são mais um contributo, simples mas sincero, que alerta para as equipas dos muitos mitos que circundam a atividade do dia-a-dia.

Todas as sugestões de novos mitos, são muito bem-vindas. Quanto mais participada for a discussão na identificação destas falsas verdades, mais rico será o impacto desta ferramenta.