O que seguir de agências digitais portuguesas?

Nos dias de hoje é incrível a diversidade de agências, sejam em que área for como é o caso das agências digitais portuguesas e que podemos encontrar online. Por outro lado, a massificação da utilização da internet no dia-a-dia, trouxe consigo também uma democratização valiosa no acesso à informação, beneficiando em muito o processo de identificação e acompanhamento do trabalho de muitas equipas criativas.

No que diz respeito ao design, esta democratização fortaleceu em muito a partilha de trabalho em toda a comunidade. Por conseguinte, toda esta partilha, tem sido determinante para o aumento crescente da qualidade e da importância do design e dos designers, em muitos negócios e empresas. Existe hoje uma consciência muito maior do valor que o processo de design e a criatividade pode acrescentar a qualquer negócio contemporâneo.

Muitas das agências existentes hoje no mercado da criatividade, são agência digitais. Contudo, a definição de agências digitais poderá em alguns casos ser bastante complexa. Poderíamos definir estas equipas segundo simplesmente o meio para o qual trabalham, o digital. Contudo, a perspectiva que nos interessa explorar aqui, é a de agências, com a missão de pensar, desenhar e desenvolver novos serviços ou produtos digitais.

Agências em Portugal

O exercício de tentar identificar algumas das agências digitais mais relevantes em Portugal, é um esforço que parte de um princípio simples, mas muito poderoso. O talento em Portugal existe e com uma qualidade capaz de ombrear com qualquer mercado no globo. Se dúvidas existissem disto basta comparar o trabalho de qualquer uma das agências aqui referidas com o que de melhor se faz noutros mercados. Por outro lado, este exercício sempre incompleto de sugestão, assume também um outro objetivo, promover no país e na comunidade portuguesa o auto-conhecimento do que de melhor cá se faz nas mais variadas áreas da criatividade.

Ícone em tons de amarelo ilustrativo de agências digitais portuguesas

Sugestões e referências

Para facilitar a pesquisa e identificação online de referências de agências digitais aqui ficam algumas sugestões. Contudo, é importante olhar para esta sugestão com alguma cautela. Embora se tente dar uma visão plural das referências mais relevantes, poderá aqui (naturalmente) faltar alguma agência que até fosse interessante incluir nesta súmula de referências.

* * *

A inspiração é a principal matéria-prima de qualquer equipa de design. Por conseguinte, é fundamental alimentar constantemente o espírito da curiosidade com novas ideias. Tudo isso só acontece inegavelmente através de uma pesquisa incessante por novas referências e ideias, seja em que áreas de atividade for.

Olhar ao redor de toda a indústria do design, mas também de todos os profissionais que no seu dia-a-dia utilizam a criatividade como ferramenta, pode ser uma excelente forma que encontrar novas fontes de inspiração para cada projeto.

Este artigo sobre agências digitais portuguesas, integra uma rubrica de sugestões e referências do DXD que tenta, embora seja sempre um exercício incompleto, identificar algumas fontes de inspiração em torno da comunidade criativa.

Fotografia © Chris Ried