Os design systems e os designers do futuro

Ao final de poucos minutos em quase todas as conversas sobre design systems, é fácil perceber que este espaço de trabalho é absolutamente charneira com uma série de disciplinas de projeto. Seja entre o design e o development, duas competências essenciais para o desenho e desenvolvimento de produtos e serviços digitais, ou então o research, a estratégia de negócio, o management, o content, a acessibilidade, a usabilidade, entre um infindável número de outras disciplinas que se podem cruzar dentro deste campo de trabalho.

Se existe coisa que os design systems podem transformar nas organizações, são os seus métodos e processos. Quando num mesmo espaço de trabalho se podem reunir, desafiar e misturar tantas disciplinas, coisas fantásticas podem acontecer. Claro que com grande impacto nos produtos e serviços digitais, mas também em todas as pessoas das equipas que se envolvem verdadeiramente num processo partilhado, aprendendo mas ao mesmo tempo partilhando.

O futuro é um lugar incerto. Mas apesar de toda a incerta uma coisa é muito clara na indústria. A génese do design e dos designers enquanto agentes ativos nos negócios está a mudar extraordinariamente. Naturalmente não só por causa dos design system, mas sendo estes sistemas de design também uma consequência disso, o designer é cada vez menos o profissional que procura responder à questão “como?” para ser cada vez mais quem procura resposta ao “porquê?”. Que vai muito para além do resultado final de uma qualquer encomenda, mas está comprometido com o próprio desenho do processo para lá chegar.

Para nos ajudar a refletir sobre o perfil e responsabilidades do novo designer, partindo do pensamentos sistémico que os design systems tão bem representam, teremos connosco na última sessão dos “Design systems tratados por tu” o Manuel Lima, atualmente Global Head of Design da Interos e autor dos livros “Book of Circles”, “Book of Trees” e ainda “Visual Complexity”.

Vigésima edição será com o Manuel Lima

Para quem acompanha algum tempo a disciplina de data visualization o nome Manuel Lima não será seguramente desconhecido. Criador do blog Visual Complexity um dos catálogos de visualizações de dados mais completos que poderemos encontrar online, autor de vários livros e conferencista com palestras em vários locais do globo (incluindo uma TED Talk), a complexidade da representação de grandes quantidades dados e a capacidade de transformar através do design, dados em informação, há muito que serve de mote ao trabalho deste designer português.

A par disso, muito do percurso do Manuel Lima, tem sido ligado à liderança de equipas de design de empresas como a Google, a Codecademy, a Microsoft ou a Nokia entre muitas outras. O seu novo livro entitulado de “The New Designer”, atualmente em pré-lançamento, é uma reflexão e um desafio ao papel que o design e os designers podem ter na sociedade contemporânea, envolvendo diferentes disciplinas do pensamento, com particular relevância para a ética da profissão e de quem a pratica.

Fotografia © Emile Guillemot (Unsplash)