Sobre o autor

Ruben Ferreira Duarte é um designer português, natural de Setúbal e atualmente a viver em Lisboa (Portugal). 

Criativo com especial fascínio pelo trabalho multidisciplinar na área do digital é Licenciado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior. Ao longo do seu percurso académico na UBI foi distinguido com vários prémios de mérito académico.

Fotografia do autor do DXD o designer Ruben Ferreira Duarte

Designer

Ao longo do seu percurso profissional, enquanto designer independente e colaborador de diferentes ateliers e agências, nacionais e internacionais, tem procurado centrar o seu trabalho no fundamental da criatividade. A relação funcional e emocional entre produtos, serviços e pessoas. É sobre esta perspetiva que aborda todos os desafios, numa lógica de descoberta do essencial de cada marca, de construção de narrativas surpreendentes e no desenvolvimento de experiências envolventes.

Nos mais de 15 anos de experiência enquanto designer, principalmente digital, tem tido a oportunidade de colaborar com marcas tão diferentes como a Galp Energia, Peugeot, Vodafone, Grupo Nabeiro, Lactogal, SIBS, Best Bank, Banco Credibom, Novo Banco, Redunicre, Sport Lisboa e Benfica, Corpo Nacional de Escutas, Universidade da Beira Interior, CA Vida, AdvanceCare, Farmácias Portuguesas, Jornal de Negócios, Jornal Record, ANA Aeroportos, Portfolio Store, Tipsal, Setpipe, Tiago Cabaço Wines, Viniparra, Câmara Municipal de Castelo Branco, Câmara Municipal de Setúbal, Infraestruturas de Portugal, IAPMEI, Turismo de Portugal, Estado Maior General das Forças Armadas ou ainda a República Portugal.

Atualmente é UX Lead Designer no TicAPP Centro de Competências Digitais da Administração Pública uma equipa integrada na AMA Agência para a Modernização Administrativa. Aqui é responsável pelo desenho de diferentes produtos digitais para a Administração Pública com especial foco nas componentes de user experience (UX) e user interface (UI).

Formador e autor

Paralelamente ao seu trabalho enquanto designer, o mais interessante na área da criatividade, é a possibilidade de articular diferentes tipos de desafios em simultâneo. Por isso mesmo desenvolve também atividade de formador nas áreas de UX e UI em várias escolas de formação especializada na área do digital. É também o autor e editor do blog português DXD sobre a temática de digital experience design.

Para além do DXD, Ruben Ferreira Duarte escreve regularmente para várias publicações nacionais e internacionais como o Empower Brands Community Blog, a Marketeer, o Briefing, o Clube Criativos Portugal Blog, o EDIT Blog, o UX Planet, o UX Collective, o Prototytr.io, o Design Wrap, o Design + Sketch by Abstract ou ainda a The Startup.

Cidade

Fora do atelier ou agência, a sua grande inspiração é a “cidade”.

A cidade, seja ela onde for, feita de rostos e culturas onde não raras vezes se perde a observar e a fotografar sem tempo definido, especialmente durante as suas viagens. A cidade onde procura novos lugares – especialmente restaurantes – e encontra muitas das bandas portuguesas que acompanha e algumas vezes, dança. Por fim, é na cidade que escolhe muitas vezes fazer o voluntariado, que acredita ser uma das dinâmicas transformadoras da sociedade.

Everythinks

Sentindo a necessidade de organizar o seu trabalho, em 2013 Ruben Ferreira Duarte criou a Everythinks. Laboratório e portfolio onde reúne desde então toda a sua atividade profissional pessoal e comercial entre outros projetos paralelos dos quais é também autor. Disponível para consulta online a Everythinks congrega em si um conjunto muito alargado de marcas, narrativas e experiências.