Sobre o autor

Ruben Ferreira Duarte é um user experience (UX), user interface (UI) e product designer português, natural de Setúbal e atualmente a viver em Lisboa (Portugal). 

Criativo com especial fascínio pelo trabalho multidisciplinar na área do digital é Licenciado em Design Multimédia pela Universidade da Beira Interior. Ao longo do seu percurso académico na UBI foi distinguido com vários prémios de mérito académico.

Fotografia do autor do DXD o designer Ruben Ferreira Duarte

Designer

Ao longo do seu percurso profissional, enquanto designer independente e colaborador de diferentes ateliers e agências, nacionais e internacionais, tem procurado centrar o seu trabalho no fundamental da criatividade. A relação funcional e emocional entre produtos, serviços e pessoas. É sobre esta perspetiva que aborda todos os desafios, numa lógica de descoberta do essencial de cada marca, de construção de narrativas surpreendentes e no desenvolvimento de experiências envolventes.

Nos mais de 15 anos de experiência enquanto designer, principalmente digital, tem tido a oportunidade de colaborar com marcas tão diferentes como a Galp Energia, Peugeot, Vodafone, Grupo Nabeiro, Lactogal, SIBS, Best Bank, Banco Credibom, Novo Banco, Redunicre, Sport Lisboa e Benfica, Corpo Nacional de Escutas, CA Vida, AdvanceCare, Farmácias Portuguesas, Jornal de Negócios, Jornal Record, ANA Aeroportos, Portfolio Store, Tipsal, Setpipe, Tiago Cabaço Wines ou ainda a Viniparra.

Atualmente é UX Lead Designer no TicAPP Centro de Competências Digitais da Administração Pública uma equipa integrada na AMA Agência para a Modernização Administrativa. Aqui é responsável pelo desenho de diferentes produtos digitais para a Administração Pública com especial foco nas componentes de user experience (UX), user interface (UI) e product design.

Formador e autor

Paralelamente ao seu trabalho enquanto designer, o mais interessante na área da criatividade, é a possibilidade de articular diferentes tipos de desafios em simultâneo. Por isso mesmo desenvolve também atividade de formador nas áreas de UX e UI em várias escolas de formação especializada na área do digital. É também o autor e editor do blog português DXD sobre a temática de digital experience design.

Para além do DXD, Ruben Ferreira Duarte escreve enquanto autor regular para várias publicações nacionais e internacionais como o Empower Brands Community Blog, a Marketeer, o Briefing, o Clube Criativos Portugal Blog, o EDIT Blog, o UX Planet, o UX Collective, o Prototytr.io, o Design Wrap, o Design + Sketch by Abstract ou ainda a The Startup.

Cidade

Fora do atelier ou agência, a sua grande inspiração é a “cidade”.

A cidade, seja ela onde for, feita de rostos e culturas onde não raras vezes se perde a observar e a fotografar sem tempo definido, especialmente durante as suas viagens. A cidade onde procura novos lugares – especialmente restaurantes – e encontra muitas das bandas portuguesas que acompanha e algumas vezes, dança. Por fim, é na cidade que escolhe muitas vezes fazer o voluntariado, que acredita ser uma das dinâmicas transformadoras da sociedade.

Laboratório e portfolio

Sentindo a necessidade de organizar o registo de todo o seu trabalho, em 2012 Ruben Ferreira Duarte criou a Everythinks uma plataforma agregadora de todo o seu trabalho nas mais variadas vertentes. Servindo essencialmente como laboratório e portfolio, a plataforma reúne em “tempo real” o fundamental da atividade profissional pessoal e comercial do designer, ao mesmo tempo que se constitui também como um espaço de partilha de conteúdo.