Sobre o DXD

O futuro é um lugar incerto. Esta bem que podia ser a primeira frase de qualquer resumo daquilo que é (ou é suposto ser) o DXD. Uma plataforma aberta à comunidade, pensada desde o dia zero, como um espaço de colaboração com as equipas de design em particular e as equipas de transformação digital no geral. Uma plataforma, focada não na resolução dos problemas do quotidiano (embora também possa refletir sobre eles), mas obstinadamente focada em imaginar a próxima geração de produtos, serviços e experiências digitais, que todos os dias a indústria de transformação digital tem por missão ajudar a construir.

O DXD é sobre futuro, não sobre o presente. O futuro dos produtos, serviços e experiências digitais e a forma como as equipas de projeto, através do pensamento de design, podem imaginar esse futuro. A imaginação tem esta coisa fantástica de nos transportar para lugares para os quais nunca tivemos. Formas que ainda não conhecemos. Necessidades que não existem hoje. Hábitos das pessoas relativamente às marcas que vão obrigar todos estes agentes económicos a se reinventar por completo.

Reflexão e partilha

Inspirado por um contexto de mudança permanente, lançado em Fevereiro de 2020 (poucas semanas antes daquilo que todos nós sabemos), o DXD, acrónimo de “Digital Experience Design” funciona antes de tudo como um espaço de convergência. Criado pelo designer português Ruben Ferreira Duarte, mais que uma plataforma online, o DXD representa essencialmente uma “folha em branco”, aberta à reflexão e partilha sobre o papel preponderante que a disciplina do design pode ter na transformação digital da economia e por consequências das sociedades, tal e qual como as conhecemos hoje.

Ao mesmo tempo que assume, com humildade, que o design é só uma das muitas disciplinas que podem contribuir para a materialização dos produtos, serviços e experiências digitais do futuro, o DXD procura valorizar essa disciplina como fundamental de qualquer estratégia de transformação digital. Procurando através dos seus conteúdos, promover junto das equipas um pensamento crítico sobre qual deve ser o papel do design em tudo isto.

Democratização do conhecimento

Os desafios no dia a dia das equipas de projeto, sejam elas particularmente de design ou no geral de transformação digital, com a responsabilidade de pensar, desenhar e desenvolver novos produtos, serviços e experiências digitais, são imensos. Seja pela complexidade da missão em si ou pelo vasto leque de ferramentas que estão hoje à disposição das equipas, é fundamental manter um espirito de aprendizagem e consolidação de conhecimento permanente.

Todo este ecossistema de desafios, torna preponderante que a comunidade com a missão de construir as marcas do futuro, composta por gestores, estrategas, product owners, project managers, designers, developers, marketers entre muitos outros profissionais, cultive e potencie em si a reflexão e partilha verdadeira do conhecimento. Se queremos construir o modelo económico do futuro, focado nas pessoas, o caminho só faz sentido se for feito de forma coesa por toda a indústria, baseando a sua evolução no conhecimento coletivo aberto e na aprendizagem partilhada.

Espaço aberto à discussão

A pluralidade do conceito de “Digital Experience Design” para além de dar nome ao DXD, reflete também muitas das áreas temáticas que procura explorar. Uma panóplia muito ampla de temas, que sem os compartimentar em caixas fechadas entre si, criam leituras mais interessantes na compreensão dos seus pontos comuns.

O DXD tem a ambição de pensar sobre design, mas também sobre criatividade. Tem tudo que ver com digital, da mesma forma que também tem que ver sobre as suas metodologias de trabalho e processo. Sobre User Experience (UX), User Interface (UI) e Product Design, incontornavelmente. Mas também sobre user research, arquitetura de informação, user testing, design thinking, design systems, acessibilidade digital… E todos os temas que façam sentido num contexto mais alargado de pensamento, desenho e desenvolvimento de novos produtos, serviços e experiências digitais.

Todos são bem-vindos

Embora a diversidade de temas que podem ser explorados seja imensa, a ambição é sempre a mesma, simplificar conceitos, sem perder o seu verdadeiro sentido e profundidade. O objetivo principal não passa por envolver só uma comunidade específica, neste caso a comunidade em torno da disciplina do design.

A finalidade do DXD está igualmente em abrir a discussão e a partilha a um número maior de profissionais, em especial, a todos aqueles que com o seu empenho e talento contribuem para a transformação digital das organizações. O DXD não é só para designers, é também para todos os profissionais que têm por missão construir as marcas e os negócios digitais do futuro.

Sem fronteiras e em português

A internet tem muito poucas fronteiras. Se pensarmos bem, é bastante difícil adaptar o conceito de fronteiras a esta autoestrada desmaterializada a que chamamos muitas vezes de world wide web. Salvo raras excepções, felizmente, a internet tornou-se um lugar multicultural fantástico que reconhece e inclui qualquer pessoa, independentemente da sua origem, crença ou ideologia política. Apesar disso, a internet é por outro lado, muito moldada pela variedade de idiomas que nela circulam. A língua, em boa verdade até se pode considerar, não as fronteiras da internet, mas sim, a sua cartografia. É a língua, que permite a qualquer pessoa participar numa determinada comunidade, expôr as suas ideias e receber de volta novas perspetivas.

O DXD, acredita muito na partilha entre profissionais como uma oportunidade de enriquecimento fundamental. Mas, acredita também na língua portuguesa como um património ímpar. Um contexto cultural comum, que muito pode valorizar qualquer discussão livre através de uma plataforma comunitária, aberta ao diálogo segundo um mesmo património identitário que é a língua.

Contactos

No DXD adoramos receber todos os tipos de contactos de quem nos visita, especialmente se forem emails, seja porque motivo for. Gostamos de ouvir a opinião de quem nos lê, as suas ideias, sugestões, comentários e até mesmo críticas. Afinal de contas são todas essas mensagens que nos desafiam e tornam os nossos conteúdos mais interessantes dia após dia.

Se nos quiseres enviar algum tipo de mensagem, tens à disposição o nosso email — info(at)dxd.pt. Para além disso, o Linkedin é também uma boa e rápida forma de entrares em contacto. Iremos ler cada uma das mensagens com toda atenção e teremos todo o gosto em dar resposta no melhor tempo que for possível.