Um dia para celebrar o design de interação dos produtos digitais

Pensar, desenhar e desenvolver produtos digitais é um processo complexo. Por muito que se possa tentar simplificar este trabalho, procurando uma utilização o mais eficiente possível dos investimentos e recursos, nunca será um desafio fácil. Quando o objetivo é a excelência, será sempre necessário, num mesmo projeto, conseguir articular muitas e variadas competências, relacionadas com um sem fim de áreas técnicas.

Uma dessas competências, cada vez mais essencial na construção de qualquer produto digital é o design de interação. Por design de interacção pode entender-se tudo aquilo que diz respeito à relação recorrente e dinâmica entre os utilizadores e qualquer produto digital. É uma disciplina que diz não só respeito à componente interativa da experiência mas também a todos os processos cognitivos de tomada de decisão por parte dos utilizadores.

Dia Mundial do Design de Interação

Consciente da importância do tema do design de interação, não só para os produtos digitais dos nossos tempos, mas também do impacto social que o design de interação pode ter no mundo, foi criado o Dia Mundial do Design de Interação, mundialmente conhecido por World Interaction Design Day. Dinamizado pela Interaction Design Association em parceria com a Adobe, este dia assume-se como um excelente pretexto para reunir muitos dos profissionais que todos os dias pensam, desenham e desenvolvem os produtos digitais que utilizamos no quotidiano.

Realizado todos os anos no final do mês de setembro, o dia, desafia todas as comunidades relacionadas com o tema do design de interação pelo mundo todo a dinamizar eventos que ajudem neste propósito de reflexão. Subordinado anualmente a um tema específico, o Dia Mundial do Design de Interação, é uma excelente proposta à comunidade em particular de design, mas também a todas as outras áreas em geral, relacionadas de alguma forma com produtos digitais.

Proposta de reflexão

Na edição de 2021 a proposta do Dia Mundial do Design de Interação passa por refletir sobre a dinâmica acelerada de transformação que a indústria e o mundo estão a sofrer ao mesmo tempo que desafia a comunidade a focar também a sua atenção no espírito de solidariedade que não pode nem deve se transformar num conceito vago e abstracto. Realizado em 2021 no dia 28 de Setembro, o Dia Mundial do Design de Interação é uma excelente oportunidade para a comunidade parar a sua azáfama do dia a dia, olhar em redor para a sociedade e economia e questionar qual o seu papel em todas essas dinâmicas.

Ao longo dos anos, muitos foram os temas que deram mote às celebrações deste dia. Tendo a sua primeira edição sido realizada no ano de 2018, o Dia Mundial do Design de Interação, já percorreu ao longo de todas as suas edições inúmeros tópicos, todos eles bastante relevantes quando falamos do impacto do design de interação enquanto disciplina transversal.

  • 2018 “Diversidade e inclusão no design”
  • 2019 “Confiança e responsabilidade”
  • 2020 “Cultura e sustentabilidade”
  • 2021 “Solidariedade e transformação”
Ilustração promocional da edição de 2021 do Dia Mundial do Design de Interação

Fotografia © Greg Rakozy