Em muitos artigos e conversas sobre a importância da disciplina de user experience (UX) encontramos a referência ao seu impacto nos negócios. UX é bom para o negócio. Esta é a uma expressão que vemos repetida vezes e vezes sem conta. Contudo, apesar da repetição, também encontramos na realidade de muitas empresas, desafios a uma compreensão alargada da disciplina. São no fundo dois movimentos contraditórios.
Por um lado a assunção recorrente que o UX é bom para o negócio. Por outro, em muitas empresas, na evolução da maturidade de UX, ainda é necessário começar muitas conversas por explicar porque é que o UX é importante. Isto não é bom nem mau. É o que é. É a realidade de muitas empresas e não adianta muito sonhar com outra que seja diferente.
Podemos olhar para este cenário por diferentes perspectivas. Umas mais catastrofistas, dizendo que estas empresas são as piores do mundo e que isto nunca vai mudar. Pessoalmente, prefiro a perspectiva mais positiva. Acreditar que este é um caminho natural que temos que fazer em conjunto. Nunca desistindo de explicar as vezes que forem necessárias a importância da user experience (UX) para os negócios das empresas, porque facilita em última linha a experiência das pessoas.
Interaction Design Foundation
Uma das coisas que mudou e muito no panorama da educação em design nos últimos anos, especialmente na vertente digital, foi o aparecimento de diferentes e interessantes propostas de formação. Propostas offline mas principalmente online que ajudaram a democratizar o acesso à educação. Por causa de muitas destas novas propostas, a qualidade do trabalho de UX nas empresas aumentou também de forma exponencial.
Uma das grandes responsáveis por esta melhoria é sem sombra de dúvidas a Interaction Design Foundation. Criada em 2002 a IxDF é uma plataforma de aprendizagem online sobre a prática da disciplina de user experience (UX) no dia a dia das equipas de produto digital. Disponibilizando por subscrição dezenas e dezenas de cursos online, com alguns dos melhores especialistas da área de todo o mundo.
Acessível no preço e diversificada nos temas que aborda, a plataforma já formou ao longo dos seus mais de 20 anos de existência muitos milhares de profissionais. E como se isto não bastasse para demonstrar a relevância da plataforma na indústria, a IxDF conta atualmente na sua direcção com autores como Don Norman, Daniel Rosenberg entre muitos outros nomes absolutamente incontornáveis para a definição daquilo a que chamamos hoje de UX.
Parcerias com a comunidade
Existem alguns aspectos que caracterizam a proposta da Interaction Design Foundation. Um desses aspectos é a inegável ligação à comunidade que a IxDF tenta estabelecer com a comunidade de UX à escala global. Seja através da dinamização de grupos locais ou com a criação de parcerias com outros profissionais.
Todas estas parcerias têm um único objetivo. Levar conteúdo e formação de qualidade ao maior número de profissionais, sempre que possível nos seus idiomas nativos. Democratizar o ensino de qualidade ao maior número de profissionais é a grande ambição da IxDF desde a sua fundação.
Foi com este propósito que o DXD se aliou à Interaction Design Foundation como Educational Partner. É um orgulho imenso unir forças com uma marca como a IxDF nesta missão partilhada. É igualmente uma responsabilidade acrescida. A qualidade e o rigor técnico é o único valor inquestionável nesta parceria. Uma parceria que procura disponibilizar alguns dos melhores e mais relevantes conteúdos da plataforma em português.
UX e os negócios
Para o arranque da parceria entre o DXD e a Interaction Design Foundation, existia a ambição de contribuir para retirar ainda mais o UX de um lugar de nicho. É fácil falar de UX com designers. É fácil encontrar consenso em torno do tema, quando o público da conversa tem a responsabilidade de o trabalhar. Contudo, o objetivo desta primeira iniciativa conjunta, passa por trazer o UX para a esfera das equipas de projeto da forma mais ampla e envolvendo o maior número de profissionais possível.
Com a criação do dossiê temático “UX é bom para o negócio. Porquê?” o objetivo passa por colocar a tónica de reflexão sobre o UX, num lugar onde todos os profissionais da equipa têm propriedade de participar, o negócio. Managers, Project managers, Product owners, Analysts, Software architects, Frontend developers, Backend developers, UX designers, UI designers, Visual designers, Product designers, Content editors, Testers, Marketers, etc. todos são chamados a refletir sobre a importância do UX para os negócios.
Sem qualquer um destes profissionais os produtos digitais (e os negócios a que dão corpo) seriam muito diferentes. Para pior, sem sombra de dúvidas. Todos têm uma grande responsabilidade, inclusive na qualidade da experiência de utilizador. O UX não é uma “coisa” de designers. Diz respeito a todos os profissionais, tal e qual como todos têm grande responsabilidade e impacto no negócio. Todos devem ter um lugar à mesa e todos têm um contributo muito importante a dar. É sobre tudo isto que se procura refletir neste dossiê temático, com a ajuda de muitos dos conteúdos da Interaction Design Foundation, exclusivamente em português.
Dossiê temático
O dossiê temático ganha vida com a publicação regular no DXD de artigos da IxDF, que de algum forma podem ajudar a refletir sobre a importância do UX para o negócio. Conteúdos publicados originalmente na plataforma mas que através da curadoria e da tradução para português ajudam a explorar novas perspectivas reflexão na comunidade.
Um projeto com data marcada para começar (inicio de 2024) mas sem data para acabar. A reflexão sincera também é isto. Começar partindo de uma premissa clara, mas estar aberto à discussão em comunidade. Muitas vendo o debate a ir por caminhos que não se esperava.
Para ajudar acompanhar a reflexão sobre o tema “UX é bom para o negócio. Porquê?” aqui poderás encontrar todos os artigos publicados no DXD e integrados neste dossiê.
- 7 Ideias-chave sobre UX que todos os managers deviam perceber
- 3 Razões pelas quais os teus utilizadores te amam ou te deixam
- Como usar o ciclo de vida do produto
- Alinhar negócio e design: todos os pontos de contacto com a marca importam
- User research: o que é e porque deves fazer
- Mapas de stakeholders: como manter as pessoas importantes felizes
- O poder da economia comportamental
- Confiança: construir a ponte para os nossos utilizadores
- Persuasão: de visitante casual a utilizador interessado
- Os 7 princípios simples do design centrado na conversão e como usá-los
- Desenhar para obter valor: por que a otimização da conversão é importante
- Princípio de Pareto, o segredo mais bem guardado do UX
Reflexão em aberto
UX é bom para o negócio e os negócios são bons para a economia. Só com economias fortes podemos garantir uma evolução sustentada e justa. Não vale de muito olhar para os negócios por uma perspectiva demoniaca ou capitalista. Construir bons negócios não tem que representar nenhum tipo de manipulação dos consumidores. As marcas (e os seus negócios) podem representar princípios muito diferentes. Nem todas as marcas se têm que reger pelos mesmos princípios, algumas vezes, princípios bastante duvidosos pela ótica humana dos consumidores.
É possível acreditar que o UX pode ajudar a construir negócios sustentados em princípios justos. Negócios que valorizem os consumidores, também através de experiências mais simples e transparentes. Experiências focadas em acrescentar valor ao dia a dia das pessoas, mais que lhes “sacar” dinheiro. No final do dia, as pessoas reconhecem as marcas (e os negócios) que realmente se importam consigo e isso é bom para o negócio.
É importante olhar para além do final do mês e focar na criação de um valor acrescentado de curto, médio e longo prazo. Este é o único caminho que as marcas podem percorrer para criarem relações realmente duradouras com os consumidores. É aqui que o UX pode ajudar em muito e é sobre tudo isto que queremos refletir neste dossiê temático que une o DXD e a IxDF.
Fotografia © Annie Spratt (Unsplash)