Webinars

Quando se pensa sobre o futuro de muitas das áreas de competência do design, como é o caso do user experience (UX) e user interface (UI), é impossível, não assumir este futuro alicerçado no fortalecimento da comunidade como um todo. O conceito de comunidade é cada vez mais uma ideia valiosa. Uma comunidade, feita por designers sim, mas que não se fecha em si própria e se torna capaz de dialogar com a sociedade em geral, mas também com muitas outras áreas de competência em particular.

Uma comunidade, generosa na sua partilha de conhecimento, mas também verdadeira na identificação dos seus desafios e incertezas. Capaz de se provocar a si própria através do confronto de ideias e igualmente explorar novas influências, venham elas de que áreas ou profissionais vierem.

Os contextos adversos, muitas vezes transformam-se em oportunidades de evolução acelerada. Ao longo do ano de 2020, ano de criação do DXD, por uma série de razões, a partilha da comunidade através de webinars online não só aumentou exponencialmente, como se tornou um espaço de referência para toda a comunidade criativa. Uma transformação, que para lá das incertezas dos tempos, se espera que se torne um lugar, cada vez mais comum de contacto e aproximação entre os profissionais.

Webinars, conversas e aprendizagens

É com todas estas finalidades, que de tempos a tempos surgem algumas oportunidades valiosas de troca de experiências em comunidade, em especial através de webinars e conversas online com muitos profissionais diferentes. Espaços de conversa, descomplexados e sem constrangimentos que permitem fazer um exercício de olhar em perspectiva e distanciamento de muitas das emergências do quotidiano.

Aproveitando sempre um contacto muito próximo e a criação de sinergias com uma série de entidades da comunidade criativa, todas as conversas, sempre num tom bastante informal, são oportunidades para encontrar novas narrativas para explorar temas recorrentes. Sejam temas relacionados directamente com o user experience (UX) ou user interface (UI) ou com muitas outras áreas nas suas imediações, é fácil e até interessante, saltar de tema em tema numa exploração bem mais livre do que aquele que o contexto de projeto muitas vezes exige.

Ícone alusivo à FLAG

User testing

O teste constante dos produtos digitais com os utilizadores é um grande desafio, mas que se pode tornar relativamente simples com a prática.

Ícone alusivo à Câmara Municipal de Lisboa

Design thinking

Redefinir negócios, especialmente em tempos de incertezas, não é fácil, então porque não o fazer através de formas colaborativas com os consumidores?

Ideias para webinars?

A troca de experiências é um movimento constante em qualquer área criativa. Também no digital em fluxo de aprendizagem constante constitui-se como uma oportunidade valiosa para transformar processos há muito consolidados. É sempre muito interessante poder partilhar ideias mas também desafios sobre o trabalho do design no pensamento, desenho e desenvolvimento de novos produtos digitais.

Por isso mesmo, todos as “provocações” para novas conversas são sempre muito bem recebidas. Se tiveres alguma ideia para um qualquer webinar online o email do DXD — info(at)dxd.pt — não tem espaço limitado, não trata nenhuma mensagem como spam e todas são muito bem-vindas.