Os mapas sempre foram instrumentos capazes de nos ajudar a definir que caminhos seguir. Eles mapeam um determinado cenário, dando uma visão completa das possibilidades e por consequência apoiando uma tomada de decisão mais sustentada. Esta é a analogia perfeita também para o Mapa dos Design Systems em Portugal. Com o lançamento da edição de 2024 que se procura mais uma vez, constituir como um contributo para a caracterização das equipas, das práticas e dos propósitos no trabalho dos design systems especificamente em Portugal.
Esta é uma edição de continuidade. Depois do lançamento em 2022 da primeira edição do estudo, o primeiro do género a ser realizado em Portugal, passados dois anos, importa estabelecer uma régua comparativa entre os dois momentos temporais. Com este objetivo, a estrutura do questionário online, aberto à participação de toda a comunidade, manteve em 2024 essencialmente as mesmas questões que na edição de 2022. Esta é uma das fontes de informação mais importantes do estudo e também a mais representativa do retrato real da comunidade sobre o tema.
O paralelismo quase perfeito entre a metodologia da edição de 2022 e 2024, não é inocente. Mais que trazer novos dados, sendo esta só a segunda edição, ainda para mais com um período temporal de dois anos pelo meio, o principal objetivo com a edição de 2024 passa por perceber como evoluíram nos vários indicadores as realidades dos design systems nas empresas e equipas em Portugal.
Os design systems, representam muitas vezes um investimento considerável das equipas. Por outro lado, podem também ter um impacto muito significativo na realidade dos produtos e dos negócios. É muito importante ter uma estratégia clara de como implementar e qual o seu impacto expectável. Ferramentas como o Mapa dos Design Systems em Portugal, são mais uma ajuda para a construção da estratégia em cada contexto. Não sendo de todo o objetivo simplesmente replicar fórmulas de outras realidades, conhecer o que se passa noutros contextos é sem sombra de dúvidas um contributo valioso para pelo menos não cometermos os mesmos erros.

Relatório do estudo
A segunda edição do Mapa dos Design Systems em Portugal, trás consigo o resultado da recolha e análise de informação recorrendo a várias fontes diferentes, qualitativas e quantitativas. Seja pelas 108 participações ao questionário online de profissionais da comunidade com vários perfis, ou utilizando os insights de líderes de design e especialistas em design systems a trabalhar em Portugal, para empresas nacionais e internacionais.
O relatório do estudo, disponível para consulta da comunidade de forma aberta e gratuita, está estruturado segundo 8 capítulos. Dentro destes capítulos podemos encontrar algumas das principais conclusões, segundo o autor do estudo, mas também os dados das respostas a cada uma das perguntas do questionário online. O Mapa dos Design Systems em Portugal, não se procura constituir como uma fonte de informação fechada. Um dos seus objetivos é servir de ponto de partida para outras análises. Daí a disponibilização dos dados originais, é uma não só um catalisador para que isso aconteça, bem como um ato de transparência.
Não tendo a ambição de se constituir como uma fonte de verdade (ao contrário dos próprios design systems), este estudo desafia todos os profissionais da comunidade, que dele façam uso, a enriquecer este ponto de partida com as suas visões e experiências. Todas as partilhas (ou críticas) são muito bem-vindas e mensagens para o email info(at)dxd.pt também.
Fotografia © Andre Willms (Unsplash)