A evolução da relevância e impacto do digital, faz-se muito através da produção consistente de novo conhecimento, seja através de artigos ou qualquer outro conteúdo. O digital que conhecemos hoje e o papel que tem nas nossas vidas do dia a dia é bastante diferente daquele que tinha alguns anos. As tecnologias evoluíram. Os hábitos de consumo também e por causa disso os produtos e serviços das marcas tiveram que se adaptar a novas realidades. Uma realidade dinâmica que impacta o papel real do digital e de todos os intervenientes no ecossistema económico.
A transformação sustentada do protagonismo do digital nos negócios das empresas só pode ser alavancado por um conhecimento profundo da realidade. Uma reflexão com tempo e baseada em evidências que ajude as empresas a tomarem melhores decisões em contextos que precipitam muitas vezes para caminhos “mais fáceis”. O design pode e deve ocupar um lugar importante nos negócios e na utilização que estes fazem do digital enquanto ferramenta de valor acrescentado.
Categorias de artigos
O DXD e todos os seus conteúdos procura constituir-se como mais um instrumento para a reflexão do papel do digital nos negócios, através do impacto do design. Um espaço que alicerçado nos seus artigos, pretende provocar a reflexão, procurando trazer para cima da mesa das decisões, novas perspectivas e ângulos diferentes de análise. Todos os artigos do DXD têm uma missão comum, embora possam estar em termos temáticos, organizados segundo diferentes categorias de organização.
Inspiração
Os projetos de design não são ilhas isoladas em si. Para cada novo desafio existem inúmeras referências e inspirações que podem ajudar a criar melhores e mais inovadoras soluções. É fundamental nunca minimizar os processos de inspiração e a importância que estes podem ter em cada novo projeto, em cada novo desafio. Pode muito bem ser na procura de novas inspirações e na capacidade das misturar em contexto de projeto, que pode residir muitas vezes o fator inovador que pode fazer toda a diferença.
Processo
O processo, seja ele qual for, é um dos grandes diferenciais do design face a outras abordagens metodológicas. A consciência clara que a forma como abordamos cada desafio, as ferramentas que utilizamos e as etapas pelas quais vamos transitando, é um processo que pode e deve ser desenhado. É igualmente este factor que faz com que o impacto do design nos negócios possam ser tão significativo, pois pode adaptar as suas abordagens metodológicas a cada contexto.
Design
O processo é um constituinte fundamental da disciplina de design. Deve ter uma abordagem consciente e estruturada. Ainda assim, os mesmos processos podem gerar soluções de design diferentes. O trabalho de “desenho” de soluções, sejam elas de que tipologia for, é uma tarefa que pode percorrer caminhos muito díspares. Importa pois refletir sobre as soluções de design em si, os seus benefícios, bem como as suas métricas de avaliação de sucesso e insucesso.
Comunidade
Tal e qual como os projetos, também as equipas de design não são (ou não deveriam ser) ilhas isoladas em si. A comunidade e todos os seus intervenientes, podem ser fatores de evolução das equipas de design. Seja através da partilha de conhecimento prático, casos de estudos de projetos, abordagens técnicas ou uma imensidão de outros recursos, o nosso trabalho melhora com o envolvimento com a comunidade. Ainda assim, é importante ter sempre em vista que este é um caminho com dois sentidos. A comunidade pode enriquecer o nosso trabalho, mas também é suposto que cada equipa enriqueça, à sua maneira, a comunidade igualmente com a sua partilha.
Perspectivas
Um dos fatores mais importantes no design é o contexto em que é implementada determinada solução, fruto da sua intervenção. O mundo mudou mais nos últimos 100 anos dos que nos 1000 que os antecederam. Enfrentamos hoje enquanto sociedade desafios (alguns causados pelo digital outros não) que superam qualquer outro da história da humanidade. É fundamental que o design e os designers não estejam aliados destes desafios. É fundamental que consigamos refletir em conjunto sobre qual pode ser o papel do design para desafios que vão muito além da criação de objetos e se relacionam profundamente com o nosso modo de vida.
Propositadamente incoerente
A coerência é um valor importante. É essencial ser coerente ao longo do tempo, especialmente quando se contribui para a criação de soluções que afetam o quotidiano das pessoas. Contudo, é por outro lado importante garantir que a vontade de ser coerente, não nos tolda a capacidade de evoluirmos a forma como pensamos sobre determinados assuntos. Entre os vários artigos publicados no DXD, não raras vezes, vais encontrar incoerências ou contradições em artigos diferentes. E isto, ao contrário daquilo que possas pensar à primeira vista, é fantástico.
Não quer dizer que nos vários artigos se escreva aquilo que se apetece em cada momento. O que está mais em voga nas parangonas das notícias do dia a dia. No caso do DXD, isto quer dizer sim, que a reflexão sobre cada um dos temas evolui. Factos são confrontados com novas evidências, novas descobertas. Tal e qual como o digital e o papel do design nessa transformação, também o pensamento por detrás dos artigos do DXD se vai transformando com o tempo, desencadeando novas perspectivas de pensamento.