Design systems feitos em e para qualquer lugar com a Nagarro

Fotografia de um mapa mundo alusiva ao conceito de design systems

Se há alguns anos o trabalho remote não passava de uma ideia virtuosa, hoje em dia ele é uma realidade muito presente no dia a dia das empresas e que muitas vezes potenciam a construção de design systems realmente globais. Mas, o que tempo e a prática das equipas tem vincado igualmente, é que trabalhar à distância não é só fazer chamadas via Teams ou no Zoom. Trabalhar em remote deve trazer consigo todo um processo de trabalho completamente novo, em particular claro quando falamos de equipas de design e engenharia.

Sendo um dos princípios fundamentais dos design systems, a criação de guidelines comuns a todas as equipas de produto, a sua relação com o contexto de trabalho remote é muito mais forte do que se possa imaginar. Assumindo os design systems como uma ferramenta fundamental para a evolução de qualquer produto digital, o nível de organização e documentação que eles trazem, são ainda mais importantes quando temos equipas deslocalizadas por várias geografias. É possível uma equipa de design e engenharia ligadas a produto digital trabalharem à distância sem ter por base um design system, mas convenhamos, que sem uma fonte da verdade, estruturada e partilhada, o trabalho torna-se infinitamente mais complexo e extenuante.

A realidade do mercado português diz-nos que o valor dos profissionais portugueses ou a trabalhar a partir de Portugal, é bastante reconhecido no mercado não só nacional mas também internacional. A equipa convidada para a próxima edição das conversas é mais uma prova disso. O Hugo França (Director of Product Design) e o Carlos Sousa (Senior Product Designer) da Nagarro são os próximos convidados a tratar os design systems por tu.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 21 de abril de 2022

Décima segunda edição será com a Nagarro

Presente em 27 países diferentes e com cerca de 15 mil colaboradores um pouco por todo o mundo, a Nagarro define-se como uma empresa focada na engenharia e tecnologia de produtos digitais. Pensando, desenhando e desenvolvendo produtos digitais para indústrias tão distintas como a automóvel, telecomunicações, banca ou educação (entre muitas outras), a empresa assume-se na sua génese como uma equipa global capaz de trabalhar a partir e para qualquer lugar do mundo.

Acreditando que para a alcançar a qualidade e relevância em todos os produtos digitais que constroem, as equipas de design e engenharia da Nagarro têm feito um caminho imenso e um trabalho muito valioso na área dos design systems. Aproveitando uma relação muito próxima entre estas duas equipas, a Nagarro tem procurado levar a prática dos design systems um pouco mais à frente, construindo em muitos contextos, as suas próprias ferramentas de trabalho e que vêm agora partilhar connosco, em mais uma das conversas dos “Design systems tratados por tu”.

Fotografia © Juliana Kozoski