O design é na mais ampla das suas definições, um trabalho profundamente multidisciplinar. Um exercício de resolução de diferentes tipologias de problemas do quotidiano que forçosamente evolverá, seja em que metodologia de trabalho for, a relação de diferentes profissionais e competências num mesmo programa projectual. Ao contrário da arte, onde a autoria pessoal e a particular visão do mundo, constrói significados e pensamento crítico, através de peças singulares, o design obedece a um propósito utilitário. Não está refém de um contexto único mas adapta-se à evolução cultural e económica das sociedades contemporâneas.
Pensar o design, o impacto que este pode ter na resolução dos problemas do dia a dia, os seus processos e modelos de trabalho e também o seu papel crítico, é um exercício que só pode ser feito em comunidade. Reunindo e envolvendo profissionais com diferentes experiências e visões da disciplina, muitas vezes extrapolando as próprias fronteiras dos terrenos vulgarmente associados ao design. Só com este diálogo plural é possível não só corresponder aos desafios do presente, mas também, tanto quanto possível, tentar antever um pouco dos desafios do futuro.
O DXD, tem procurado constantemente envolver-se e participar em diferentes comunidades. Algumas ligadas directamente à disciplina do design, outras nem tanto (e ainda bem). É esta procura constante e genuína que dá sentido a uma visão do design em permanente transformação. Uma reflexão constante, materializada no trabalho do DXD, sobre o papel do design, através do digital ou não só, nos temas que realmente relevantes para o dia a dia das pessoas.
Nacionais
As comunidades locais são extraordinariamente poderosas. Para além da relação directa com cada contexto em particular, são igualmente construídas pela proximidade de pessoas que partilham lugares comuns. Lugares que podem claro, ser espaços físicos, mas principalmente necessidades e desafios iguais.
Desde o dia 0 que o DXD procura uma profunda relação com o contexto do design em Portugal, mas principalmente com todo o espaço da lusofonia. Partindo da afirmação da língua portuguesa como um lugar comum partilhado e procurando que este possa ser e, grande medida um terreno fértil para a reflexão da própria identidade do design nacional (se é que este conceito existe).
Clube da Criatividade de Portugal
Associação portuguesa sem fins lucrativos e de referência na comunidade que reúne profissionais ligados a diferentes marcas e áreas de atividade da comunicação comercial em Portugal.
Associação Nacional de Designers
Comunidade representativa de todo o setor de profissionais ligados a diferentes áreas do design em Portugal tendo em vista a valorização e promoção da disciplina junto da sociedade civil.
Acesso Cultura
Associação portuguesa sem fins lucrativos para a promoção da inclusão e com a missão de promover o acesso (físico, social e intelectual) à participação cultural de qualquer cidadão.
Internacionais
Pensar o design sem uma visão cosmopolita e global pode ser um risco tremendo. As sociedades e economias não são ilhas isoladas entre si. A conexão e influência é bastante evidente. Podendo esta evidências levar para discussões de outras naturezas (não tão interessantes), a verdade é que esta mescla global de culturas e experiências, na disciplina do design, só pode ser encarada como uma riqueza incrível.
Um sem fim de oportunidades que se abrem na inspiração partilhada da disciplina não só através das metodologias e processos que lhe dão corpo, mas também das culturas que inspiram os problemas a resolver. Uma visão humana das causas que dão ao design o seu propósito, e influenciam em grande medida as soluções que este ajuda a criar todos os dias através do trabalho em equipa.
Medium
Plataforma global de criação e partilha de conteúdo de autor, o Medium é um espaço plural de reflexão sobre inúmeras temáticas relacionadas com a sociedades contemporâneas.
Interaction Design Foundation
Comunidade internacional de partilha de conhecimento e formação certificada em diferentes disciplinas do design digital especialmente User Experience (UX), User Interface (UI) e Product Design.
International Association of Accessibility Professionals
Principal associação internacional de aprendizagem, partilha e certificação de profissionais de várias disciplinas técnicas relacionadas com a acessibilidade digital.
Product Hunt
Plataforma internacional para a promoção de novos produtos digitais nos mais variados setores de atividades e espaço de conexão entre as equipas e profissionais por detrás de cada produto.
Art Directors Club of Europe
Associação europeia sem fins lucrativos e rede internacional de profissionais relacionados com as áreas profissionais do design e publicidade e criatividade.
Creative Mornings
Dinâmica de conversas globais, descontraídas e informais subordinadas mensalmente a diferentes temas relacionados com a criatividade e que em Portugal se realizam em Lisboa e no Porto.
Uxcel
Plataforma global de elearning para aprendizagem através de dinâmicas de jogo de competências técnicas sobre as disciplinas de User Experience (UX), User Interface (UI) e Product Design.