Design Systems Index

A partilha de referências, especialmente quando falamos de design systems é um instrumento muito valioso para a qualidade do trabalho das equipas. Cada empresa e negócio tem os seus desafios específicos, é bem verdade. Cada contexto é irrepetível e deve ser analisado com cuidado para que o design possa ter o maior impacto possível. Contudo, a inspiração em projetos de outras equipas pode ser uma fonte de aprendizagem muito importante para ajudar a nossa própria equipa a explorar os extremos do nosso trabalho.

É importante sair da nossa “bolha” e perceber o que estão outras equipas a fazer. Isto pode ajudar não só a perceber soluções diferentes para os mesmos problemas, bem como a compreender em que estágio de maturidade está o nosso trabalho. Uma avaliação concreta do nosso estágio de maturidade é meio caminho andado para a definição de uma estratégia de evolução mais sustentada.

Referências de design systems

Lançado em Fevereiro de 2024, o Design Systems Index é mais um contributo para a pesquisa e análise de exemplos de outros design systems. Reunindo centenas de referências de design systems, este inventário permite ter uma ideia muito ampla das muitas soluções de documentação de sistemas que poderemos construir para a nossa própria realidade.

O inventário é bastante focado nas temáticas de documentação. Para além de dar acesso em cada uma das referências, a alguma da documentação dos sistemas, cada um dos design systems inseridos é também filtrável por vários tipos de características. Muito especial pelo tipo de ferramenta que utiliza como base para a documentação, por exemplo Zeroheight, Storybook ou outras.

Evolução constante

Este é um inventário que se quer dinâmico. Um elenco de referências de design systems em evolução constante que procura integrar mais e mais referências. É um trabalho constante que nunca está terminado e que quanto mais participado, mais rico. Por isso mesmo, todas as sugestões de novas referências de design systems são muito bem-vindas. Se tiveres sugestões, podes sempre enviar mensagem via Linkedin. Boas referências nunca são de mais.

Fotografia © Annie Spratt (Unsplash)