Parcerias

A comunidade não se faz de peças isoladas. Pessoas e organizações, cada qual a “puxar” para seu lado, promovendo os seus projetos, mensagens e conteúdos. A “comunidade” é um lugar aberto. Plural, porque de uma maneira ou de outra integra todos aqueles que lhe dão corpo. Viva, porque se transforma em tempo real com o contributo de todos os profissionais e organizações. Caótica, porque é composto por inúmeras partes algumas delas sem relação aparente entre si e que geram forças transformadoras.

A comunidade é tudo isto (e tudo quanto se queira imaginar), mas também é conexões. Ligações poderosas entre profissionais e organizações na criação de sinergias em busca de um ou vários propósitos comuns. Profissionais, empresas, agências, consultoras, escolas, associações ou qualquer peça da comunidade é uma oportunidade valioso de ligação que pode gerar muito mais impacto quando em conjunto do que separadas.

O DXD acredita muito no poder das parcerias. Uma visão da indústria que se faz pelo elevação da fasquia de qualidade, não pela competição isolada. E por isso mesmo, com humildade reconhece o incrível valor de muitos outros projetos, em diferentes áreas de atividade, com os quais faz todo o sentido criar sinergias. No final do dia, a comunidade ganha quando se consegue reunir o melhor de cada um de nós em busca de um propósito maior e mais amplo.

As parcerias DXD coloca ao dispor da comunidade, diferentes tipos de oportunidades. Seja pela hipótese de realizar formação através de preços mais acessíveis ou o usufruto de ferramentas que melhoram a qualidade do trabalho de design. Muitas são as áreas e as parcerias disponíveis e que podem ajudar em muito as equipas a valorizar, quer em termos de qualidade quer em termos económicos o seu trabalho.

Formação

A formação é uma área fundamental do trabalho do DXD. Uma crença verdadeira que a qualidade do nosso trabalho advém da persistência com que percorremos cada caminho, ao mesmo tempo que aprendemos diferentes competências. A formação continua, independentemente da experiência que já possa ter, é um dos fatores de evolução preponderantes de qualquer profissional. Aprender novas abordagens numa área em constante mutação como o design, pode fazer toda a diferença.

Smart Interface Design Patterns

Quem trabalha em design digital e procura todos os dias estar a par das principais tendências do design e development, dificilmente nunca terá ouvido falar (ou consultado) a Smashing Magazine. A publicação fundada em 2006 é uma referência incontornável para quem procura estar a par do que de melhor acontece na web, muito m particular as melhores ferramentas de design. Vitaly Friedman, um dos fundadores da Smashing Magazine, é seguramente um dos grandes responsáveis pela qualidade do conteúdo da publicação. Ele e a sua paixão pela qualidade do UX da experiências digitais, tornam a Smashing Magazine o lugar a visitar recorrentemente.

O curso em vídeo Smart Interface Design Patterns, reúne anos de investigação do Vitaly Friedman, numa única oportunidade de formação. São várias horas de conteúdo em vídeo, onde são explicadas, através de exemplos concretos, quais as melhores soluções para desenhar e desenvolver diferentes componentes de interface. O DXD coloca à disposição da comunidade um desconto de 15% para todos aqueles que quiserem aprofundar com detalhe as práticas de desenho de componentes de interface. Para usufruir do desconto, basta utilizar o código “DXD” no momento do pagamento.

Interaction Design Foundation

A Interaction Design Foundation é uma plataforma de aprendizagem online focada exclusivamente no ensino de tudo o que envolve o design de interação e o seu impacto em produtos e serviços digitais. Com uma oferta de formação bastante vasta a plataforma é também responsável pela partilha com a comunidade de alguns dos artigos online mais lidos de sempre sobre UX e UI.

Sendo o DXD Educational Partner da IxDF permite em primeiro lugar a tradução exclusiva para português de alguns dos melhores artigos da plataforma. A par disso, a parceria coloca também à disposição dos leitores do DXD um desconto de 25% na subscrição do IxDF para usufruto das dezenas de cursos da plataforma.

Tangível Academy

A Tangível Academy é a unidade de formação da empresa Tangível. Com uma oferta de formação que integra propostas que percorrem áreas tão distintas como o design thinking, ou o user testing, passando pelo UX writing, quer seja em modelos presenciais, remotos, para particulares ou empresas. Para além disso, a Tangível é também a representante em Portugal da formação da UX Alliance, o UX-PM.

Procurando colocar à disposição da comunidade as melhores propostas formativas, o DXD alia-se à Tangível Academy para procurar levar a mais profissionais quer as formações próprias, quer a certificação do UX-PM da UX Alliance. Com um desconto de 15% na inscrição em qualquer formação, inclusive o UX-PM, através da utilização do código “DXD”, esta pode ser muito bem uma proposta a ter em conta na evolução de carreira de qualquer profissional.

Lisbon Digital School

A Lisbon Digital School é uma escola de formação profissional e certificada como entidade formada pela DGERT. Fundada em 2018 pela Virgínia Coutinho e focada desde sempre na área de marketing digital, a escola tem ao longo da sua evolução, expandido a sua oferta formativa também para as áreas de inovação e produto digital.

A multidisciplinaridade de competências é uma das perspectivas mais particulares do DXD. Uma crença que o conhecimento não se compartimentaliza em “caixas” individuais. Por isso a parceria do DXD com a LDS é mais um contributo à exploração de disciplinas limítrofes do UX, Ui e Product Design. Através da parceria é possível ter um desconto de 20% em todos os cursos de curta duração, digital lab, learnsprint e masterclass (utilizando no website o código “DXD20”) e um desconto de 10% nos cursos de longa duração (referindo no momento da inscrição o código “DXD10”).

The Starter

A The Starter é um escola exclusivamente online, especializada no ensino avançado das disciplinas de UX, UI e Product Design. Fundada em 2021 a escola organiza toda a sua proposta de formação em quatro vetores: fundamentos; pesquisa e produto; negócio e organizações; design systems e operações. Todas as formações da são lecionadas em simultâneo para Portugal e para o Brazil.

O DXD associa-se com orgulho à proposta de formação da The Starter através de uma parceria importante que permite a quem utilizar o código “DXD” no momento da inscrição em qualquer curso ou masterclass, poder ter um desconto de 20% nessa inscrição. Para além da qualidade a formação da escola procura também ser acessível ao maior número de pessoas possível.

Uxcel

A Uxcel é uma plataforma de e-learning sobre os fundamentos de UX, UI e Product Design feita a pensar em todos os profissionais (Designers, Marketers, Developers, Product Owners, Project Managers, Analysts, etc.) que trabalham em transformação digital e procuram aprender o essencial destas disciplinas ao ritmo do seu dia a dia e quase como se um jogo fosse.

A plataforma é de subscrição gratuita, mas existem muitas e boas razões para subscrever a sua versão Pro (a preços bastante convidativos). Com a parceria entre o DXD e a Uxcel, é possível ter um desconto de 25% na subscrição do plano Pro que inclui todos os conteúdos da plataforma.

Ferramentas

Os processos de trabalho numa disciplina como o design não são um pormenor. Aliás, um dos fatores que mais caracteriza o design enquanto abordagem metodológica é precisamente a sua consciência pelo processo e a necessidade de o otimizar e adaptar. Ter as melhores ferramentas de trabalho à disposição das equipas é meio caminho andando para a qualidade dos processos de trabalho. O DXD procura ajudar também as equipas a melhorarem as suas abordagens metodológicas. Criando parcerias com diferentes empresas, facilitando o acesso a ferramentas de excelência com vantagens significativas, estamos a contribuir, dentro do possível, para o aumento da qualidade e excelência do design.

Rocket Validator

A automatização de tarefas de controlo de qualidade em qualquer processo de trabalho, é meio caminho andando para a eficiência. Nem todas as verificações, especialmente quando falamos de acessibilidade digital, podem ser automatizadas por ferramentas informáticas, mas algumas das tarefas ganham em muito com este tipo de automatismos. O Rocket Validator é uma ferramenta de verificação automática dos critérios de acessibilidade digital em plataformas online. Ele fornece de forma bastante simples, uma série de análises de acessibilidade que nos vão permitir perceber em poucos minutos até que ponto a nossa plataforma cumpre ou não as mais elementares guidelines de acessibilidade digital.

Ao contrário de outro tipo de ferramentas do género, o Rocket Validator, faz a validação automática de várias páginas do mesmo website. Quer isto dizer que não teremos que percorrer página a página do website, analisando cada uma delas uma de cada vez. O Rocket Validator faz isso por nós, o que é incrível. O DXD quer contribuir também para a melhoria da acessibilidade dos produtos e serviços digitais que utilizamos todos os dias. Com esta parceria, qualquer pessoa pode ter um desconto de 15% em qualquer subscrição do Rocket Validator. Para isso basta utilizar esta ligação e garantir que no momento do pagamento está a ser utilizado o desconto específico do DXD.