Publicações

As publicações, especialmente em formato de ebook, são cada vez mais um modelo popular na partilha e aprofundamento de conhecimento, num sem fim de áreas relacionadas com o pensamento, desenho e desenvolvimento de produtos digitais. É bem verdade que a democratização do acesso à informação através da world wide web, favorece a exploração superficial de muitos temas ao mesmo tempo. Contudo, também não deixa de ser verdade, que a indústria, especialmente a relacionada com os produtos digitais, tem vindo nos últimos anos a valorizar os profissionais capazes de desmontar os mais complexos desafios, indo à origem dos verdadeiros problemas dos utilizadores mais do que replicarem simplesmente soluções descontextualizadas ou padronizadas.

Por outro lado, por muito que se gostasse que fosse diferente, é certo que a experiência e o conhecimento que advém dela, só se adquire com a prática em contexto de projeto. A experiência em projeto, é de longe (muito longe) o principal espaço de evolução para qualquer profissional seja em que áreas for.

É a experiência em projeto e as suas aprendizagens, erros, práticas, ferramentas, dinâmicas de equipa e conquistas, que se tornam muitas vezes fontes inesgotáveis de conhecimento e que merecem ser transpostas para publicações práticas e muito simples de utilizar. Publicações muitas vezes em jeito de guias adaptadas às necessidades do dia a dia das equipas de design e que aliam quase sempre uma forte componente teórica e prática.

Sugestões de leituras

É a partilha de conhecimento, sincera e verdadeira, que constrói e evolui qualquer indústria. Mais do que uma visão egoísta do conhecimento, o digital prova todos os dias, que qualquer comunidade valoriza bastante a partilha verdadeira de experiências.

Inspirado por esta premissa de partilha com a comunidade de experiências reais, periodicamente editamos algumas publicações próprias, geralmente disponibilizadas em formato de ebook. Todas estas publicações, são antes de mais, propostas de abordagens pragmáticas a uma série de temas do quotidiano dos processos de pensamento, desenho e desenvolvimento.

Melhorar a acessibilidade de componentes em design systems

Compreender a acessibilidade como algo transversal que vai desde os componentes de interface até ao contexto de cada experiência. Neste caso com a ajuda dos design systems e a sua perspectiva escalável de boas práticas ao longo dos ecossistemas digitais.

Mapa dos Design Systems em Portugal 2022

Um contributo para a caracterização das equipas, das práticas e dos propósitos no trabalho dos design systems em Portugal. Resultado da realização de um ciclo de conversas e um questionário online com diferentes profissionais a trabalharem em Portugal.

Como construir uma intranet em 90 dias

Como construir uma intranet em 90 dias é uma proposta muito focada num dos pilares de qualquer organização, os seus colaboradores. Uma sugestão de abordagem para um possível projeto de construção de uma intranet focado no lançamento rápido de uma primeira solução.

Partilha de experiências

Todas as publicações são disponibilizadas à comunidade, geralmente, de forma completamente gratuita. Para que qualquer profissional possa, com sentido crítico, explorar cada uma destas ferramentas sem limitações e o mais adaptado ao seu contexto pessoal e profissional, o formato aberto e livre, faz todo o sentido. Contudo, é importante manter sempre a verdade no processo e por isso em todos os casos que forem utilizados os conteúdos (imagens ou textos) destas publicações, é importante que seja feita a devida referência da sua autoria.