Passadas quarto edições dos “Design systems tratados por tu” é relativamente simples identificar já algumas ideias essenciais sobre o panorama dos design systems em Portugal. A qualidade das agências ou equipas de produto portuguesas ou a trabalhar em Portugal é avassaladora. Não ficando atrás de muitas das principais referências internacionais da área o trabalho que por cá se faz, equipara-se facilmente em qualidade, profundidade e detalhe com alguns dos design systems que rapidamente nos saltam à memória.
Por outro lado, outra das conclusões a que também não é difícil chegar é a falta de partilha de conteúdo público. Se olharmos ao muito do trabalho que se faz dentro do campo dos design systems versus o conteúdo que é partilhado com a comunidade o resultado da equação corre o risco de ficar bastante desequilibrada para o lado da falta de partilha. As razões para isto serão muitas e bastante válidas, disso não se poderá ter a mais pequena dúvida. Seja pela relação contratual complexa e sigilosa com os clientes, a falta de tempo para a produção de conteúdos ou até mesmo o sentimento que ainda não se chegou ao ponto de maturidade que possa despertar o interesse da comunidade, muitos são os desafios para com os quais as equipas se deparam para a partilha.
Num sentido um pouco contrário a muitos destes desafios, poderemos encontrar muitas vezes a equipa convidada da quinta sessão dos “Design systems tratados por tu”, a OutSystems. A OutSystems tem uma das se não a maior equipa de user experience e product design a trabalhar a partir de Portugal para o mundo. Os seus sistemas estão por detrás de muitas das aplicações que uma escala infindável de pessoas utiliza todos os dias para as mais variadas tarefas do seu quotidiano. Seria quase impensável gerir todos estes sistemas internos e externos sem uma lógica de design systems muito profunda e amplamente transversal a todas as áreas da organização e é precisamente isso que vamos descobrir na próxima conversa.
Quinta sessão será com a OutSystems
A nos guiar por entre os design systems dos sistemas da OutSystems teremos ajuda da Margarida Mendes (Team Lead IxD), do João Guerra (Team Lead Design System), do Miguel Nicolau (Team Lead Runtime Experience) e da Andreia Mesquita (Head of UX/UI). Na primeira pessoa, vamos em conjunto com a equipa da OutSystems, descobrir o caminho que a empresa tem feito dentro da temática dos design systems e a forma como isso se tornou uma dinâmica transversal a muitos dos departamentos da organização.
Vamos explorar um pouco os desafio de pensar e organizar vários sistemas relacionados entre si, ao mesmo tempo que se evolui um modelo de governance do sistema que valorize os contributos e a ligação ágil com as várias equipas. Pelo caminho vamos também tentar perceber como tem a OutSystems trabalhado o tema da acessibilidade e a forma como isso se reflete nos design systems.
Fotografia © Ales Nesetril (Unsplash)