O humor dos UX, UI e Product designers

Fotografia de um ovo com um sorriso desenhado alusiva ao conceito de humor dos designers

O humor e a boa disposição são a solução para quase tudo na vida. Embora não resolvam todos os problemas, encarar a vida e o design claro está, com alguma ligeireza e sentido de humor, pode ajudar em muitos dos desafios do dia a dia.

A capacidade que as equipas têm para olhar para tudo aquilo que fazem no quotidiano com alguma relatividade e a caricatura que fazem de si próprios, também ajuda a colocar o foco e a dedicação naquilo que realmente importa, naquilo que realmente tem impacto para as pessoas.

Humor enquanto ferramenta

Não aparece referido muitas vezes nos manuais de design, mas o humor é efetivamente uma ferramenta de gestão de equipas importante. Arriscaria mesmo a dizer, que qualquer profissional, seja um designer ou não, prefere passar grande parte do seu tempo diário numa equipa que é capaz de rir de si própria e que com isso gera um ambiente de trabalho mais descontraído.

Também podemos encontrar muito humor na forma como outros profissionais olham para o design e para os designers. Sem qualquer sentido de escárnio ou desrespeito, tem muita piada olhar para a forma como alguém olha para o papel de outros profissionais que muitas vezes convivem lado a lado nas mesmas equipas.

Cartoons e memes

Os cartoons e os memes que todos os dias vamos encontrando pela internet da vida, são excelentes reflexos dessa visão. Quase sempre bastantes perspicazes com episódios concretos do quotidiano, eles representam muitas daquelas cenas que todos sabemos que acontecem e que nos desafiam à gargalhada.

A retratar algumas dessas cenas peculiares das equipas, aqui ficam alguns recortes de humor do dia a dia dos UX, UI e Product designers e que facilmente encontramos por entre as nossas navegações pelo mar infinito da internet.

Ilustração das várias metodologias de projeto como uma montanha-russa
Autor © Design Thinking Comic

Só mais um, desta vez sobre o aparelhómetro que muitas vezes pode ter a tentação de se apoderar de decisões relacionadas com a experiência de utilizar. Este é daqueles gadgets que quando mais depressa sair de moda, melhor.

Se nada mais funcionar

Um pouco de humor pode ajudar a resolver muitas coisas. Os desafios que as equipas de design (e não só) têm que enfrentar todos os dias são bastante complexos. Seja no seu papel em fazer a ponte com as necessidades reais dos utilizadores ou a importância para os negócios das empresas, o design é um tema muito sério.

Contudo, ser sério e credível nada tem que ver com ser carrancudo. Algum humor à mistura do dia a dia só vai ajudar a melhorar o ambiente de trabalho das equipas e dá algum ânimo para desenrolar todos aqueles novelos (problemas) que todos os dias temos que enfrentar.

Fotografia © Annie Spratt