Nos dias de hoje é incrível a diversidade de conteúdos, sejam em que formato for como é o caso dos livros em português e que podemos encontrar online. Por outro lado, a massificação da utilização da internet no dia-a-dia, trouxe consigo também uma democratização valiosa no acesso aos conteúdos, beneficiando muitas áreas do conhecimento.
No que diz respeito ao design, seja em que área for, esta democratização fortaleceu em muito a partilha do conhecimento em toda a comunidade. Por conseguinte, toda esta partilha, tem sido determinante para o aumento crescente da qualidade e da importância do design e dos designers (especialmente no digital) em muitos negócios e empresas.
Muitos dos conteúdos que temos hoje acesso online na comunidade são em formato de livros. Publicações sobre os mais variados temas, que dependentemente do seu autor poderão seguir diferentes abordagens narrativas. Mais do que o próprio tema em si, é curioso perceber que cada autor, nos exemplos mais interessantes, cria uma forma muito particular de falar de diferentes temas, sejam eles mais teóricos ou práticos. É curioso ainda perceber, que a escrita, tem tido uma evolução imensa na área do design. Não é raro hoje, que para além dos projetos em si, a comunidade reconheça a importância da edição de conteúdos como um fator evolutivo muito importante.
Conteúdos em português
Também os livros em língua portuguesa sobre design têm tido um aumento muito significado na world wide web. Eventualmente, mesmo fazendo uma pesquisa online muito simples, não é difícil perceber o crescente aumento do número e qualidade destes conteúdos. Certamente que a língua neste como em muitos outros casos, não tem só uma utilidade meramente funcional. A língua permite por conseguinte, a construção de uma identidade comum em qualquer comunidade, que em diferentes contextos se reúne para discutir e pensar sobre determinados temas, através do seu idioma identitário, neste caso o português.
Sugestões e referências
Para facilitar a pesquisa de referências de livros relacionados com a área do design em geral e do design digital em particular, aqui ficam algumas sugestões. Muitas referências de conteúdos que poderás descobrir, sobre vários temas relacionados com a área do design e que poderão inspirar qualquer equipa, sejam quais forem os desafios do seu dia-a-dia.
Para facilitar a referência e a identificação de sugestões, esta categoria de livros, reúne também sugestões de outras publicações, mesmo que em alguns casos possam não ter forçosamente uma edição física.
Biografias e portfolio
Uma das principais realizações de qualquer profissional é sem sombra de dúvidas, o projeto de design por si só. Seja numa linha autoral individual ou o resultado de um esforço de equipa, o projeto revela a visão mais profunda de cada criativo face ao contexto que o rodeia.
- O design gráfico como prática de clarificação por João Bicker
- Sebastião Rodrigues designer pela Fundação Gulbenkian
- Sena da Silva designer pela Fundação Gulbenkian
- Daciano da Costa designer pela Fundação Gulbenkian
- José Brandão designer pela Fundação Gulbenkian
- Fight gravity pela Brandia Central
- Portugal by design pelo Ano do Design Português
- Anuários 2017-2019 pelo Clube da Criatividade de Portugal
Design
A pluralidade das áreas de trabalho que o design pode abranger, são imensas. Por conseguinte, o desafio multidisciplinar que representa enquanto área de conhecimento, provoca a necessidade de qualquer profissional estar permanentemente em redescoberta.
- A força da forma por Mário Moura
- O design que o design não vê por Mário Moura
- Coleção D pela Silvadesigners e a Imprensa Nacional – Casa da Moeda
- Experimentadesign 1999-2017 pela Experimentadesign
- Coleção design português pela ESAD Matosinhos e Verso da História
- Coleção designers portugueses pela ESAD Matosinhos e Cardume Editores
- Registo nacional de teses e dissertações pela Fundação para a Ciência e Tecnologia
- Repositórios científicos de acesso aberto de Portugal pela Agência para a Sociedade do Conhecimento
Metodologia
A par do projeto em si, no contexto atual, é cada vez mais relevante o processo que medeia a relação entre as equipas de design e os negócios. São muitas abordagens possíveis e os desafios para cada equipa de decidir em cada momento qual a abordagem mais relevante.
User experience
A complexidade do digital e da construção de marcas e negócios nos dias de hoje, obriga de forma muito clara a colocar as pessoas no centro de tudo. Contudo, a concretização desta premissa em cada projeto, é bem mais desafiante do que se possa pensar à primeira vista.
Guias práticos
Uma das coisas fantásticas do design, é a relação entre muitas das suas disciplinas. Embora o formato ou o suporte possa mudar recorrentemente as qualidades de saber pensar e saber fazer são premissas práticas que podem ser aplicadas em diferentes contextos.
Publicações
Nos anos mais recentes, o aparecimento de algumas marcas especializadas ou simplesmente com um catálogo de publicações sobre design nas mais variadas áreas, contribuiu de forma determinante para a afirmação da disciplina.
* * *
A inspiração é a principal matéria-prima de qualquer equipa de design. Por conseguinte, é fundamental alimentar constantemente o espírito da curiosidade com novas ideias. Tudo isso só acontece inegavelmente através de uma pesquisa incessante por novas referências e ideias, seja em que áreas de atividade for.
Olhar ao redor de toda a indústria do design, mas também de todos os profissionais que no seu dia-a-dia utilizam a criatividade como ferramenta, pode ser uma excelente forma que encontrar novas fontes de inspiração para cada projeto.
Este artigo sobre conteúdos em formato de livros, integra uma rubrica de sugestões e referências do DXD que tenta, embora seja sempre um exercício incompleto, identificar algumas fontes de inspiração em torno da comunidade criativa.
Fotografia © Tim Mossholder (Unsplash)