Design systems feitos a pensar na superação com a adidas

Se dúvidas existissem da versatilidade e multidisciplinaridade das equipas de design e desenvolvimento portuguesas ou a trabalharem a partir de Portugal, os últimos meses das conversas “Design systems tratados por tu” conseguiriam facilmente contrariar essa ideia. Para além da diversidade muito grande de abordagens à construção e manutenção de sistemas, das quais essas equipas são o testemunho vivo e partilham na primeira pessoa, o trabalho colaborativo entre as diferentes equipas, especialmente na relação do design com o desenvolvimento é outra das grandes aprendizagens das conversas dos últimos meses.

Para além da qualidade técnica que salta bem à vista, existe uma outra característica que se tornou evidente na partilha das equipas já participantes. A ideia de “equipa” tem cada vez menos que ver com o lugar que todos partilham, para se tornar cada vez mais, numa missão comum para a qual todos, cada qual à sua maneira, contribuem. Não interessa se todos os profissionais das equipas estão lado a lado ou cada um em suas casas. Também não interessa, se estão se quer no mesmo país. O digital (e os design systems) têm esta característica fantástica de conseguir deslocalizar e desmaterializar não só as equipas, mas principalmente as necessidades das pessoas que outrora estavam vinculadas a espaços físicos concretos.

É também muito sobre esta ideia de que vamos falar na sexta sessão do ciclo de conversas “Design systems tratados por tu”, desta vez com o Marco Cardoso (Frontend Engineering Manager e Design System Lead) na adidas e que vai conversar connosco a partir de Amsterdão. A adidas dispensa qualquer tipo de apresentação. Grande parte das pessoas a reconheceram como uma marca global relacionada com quase todo e qualquer produto de desporto. Comercializando produtos através de milhares de lojas em todo o mundo a marca tem também na sua loja online, disponível em inúmeros idiomas e moedas, um ponto de contacto com o consumidor bastante importante. E é precisamente aqui que os design systems entram.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 22 de setembro de 2021

Sexta sessão será com a adidas

Partindo do exemplo da loja online global da adidas e com ajuda do Marco, vamos partir à descoberta do tema dos design systems de forma bastante mais abrangente. Numa perspetiva um pouco diferente da habitual, vamos olhar para o tema também pela perspetiva do desenvolvimento e não só pela vertente do design. Ao mesmo tempo que descobrirmos um pouco mais sobre os design systems nestas duas vertentes, teremos pelo caminho a oportunidade de perceber os terrenos e pontos de contacto entre as duas áreas dentro desta temática.

Para além de tudo isto e como sempre, esta será igualmente uma conversa aberta. Aberta a todos aqueles que queiram participar, aberta à partilha descomplexada mas também à discussão de ideias, onde todas as questões são muito bem-vindas e se constituem como um espaço de troca de experiências fundamental.

Fotografia © Peter Burdon