O significado dos design systems pela Significa

Fotografia de um bloco de desenho e um lápis alusiva ao conceito de design systems

Por muito que se tente definir o que são os design systems, qual a sua importância para a indústria digital neste momento e o impacto que eles podem ter no dia a dia das equipas de produto, a tarefa pode não ser assim tão simples. Dependente das equipas e dos contextos, esta definição pode ser diferente, ou até mesmo bastante diferente. Poderíamos encarar isto como um problema, afinal de contas uma coisa que não se consegue definir de forma simples e clara pode passar por muitos problemas de afirmação. Mas, a verdade é que essa versatilidade e adaptabilidade conceptual a cada equipa e contexto, também é uma das magias dos design systems.

Apesar de tudo isso, existem palavras que seja em que equipa ou contexto for, a probabilidade de aparecerem associadas ao conceito de design systems é enorme. Palavras-chave como tecnologia ou desenho, são dois conceitos indissociáveis da esmagadora maioria das vezes que falamos de sistema de design. E é precisamente sobre desenho de que vai tratar muito (mas não só) a próxima conversa dos “Design systems tratados por tu”.

Na próxima conversa do ciclo, vamos partir à descoberta da equipa da Significa e de muito do trabalho que têm feito no campo dos design systems. A partir do Porto e com a ajuda do Filipe Almeida (Design Lead) e do Rui Sereno (Partner) vamos mergulhar no quotidiano da Significa e perceber como pode o desenho ser uma ferramenta fundamental para a construção de design systems com propósito mas também bastante diferenciadores.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 24 de março de 2022

Décima primeira sessão será com a Significa

Definindo-se como uma agência global e focada no desenho e desenvolvimento de produtos digitais, a personalidade da Significa enquanto agência não deixa ninguém indiferente. Alicerçada num trabalho minucioso de todos os aspetos da experiência digitais a par de uma preocupação evidente com o detalhe, o desenho ocupa um lugar importante também pela adopção da ilustração enquanto fator distintivo da comunicação e interface dos produtos.

Desenho e tecnologia são duas peças fundamentais de qualquer design systems e com a Significa-se nota-se bem esse equilíbrio ao mesmo tempo que o processo de design guia a equipa por entre as várias etapas do projeto. Está prometida uma conversa bastante bem disposta, onde com a ajuda da equipa, vamos percorrer step-by-step o seu processo de design num produto específico desde o briefing do cliente até à consolidação das primeiras versões do design systems.

Fotografia © Ashley West Edwards