O que ver de vídeos?

Algumas sugestões de vídeos interessantes sobre várias áreas do design

Nos dias de hoje é incrível a diversidade de conteúdos, sejam em que formato for como é o caso dos vídeos e que podemos encontrar online. Por outro lado, a massificação da utilização da internet no dia-a-dia, trouxe consigo também uma democratização valiosa no acesso aos conteúdos, beneficiando muitas áreas do conhecimento.

No que diz respeito ao design, seja em que área for, esta democratização fortaleceu em muito a partilha do conhecimento em toda a comunidade. Por conseguinte, toda esta partilha, tem sido determinante para o aumento crescente da qualidade e da importância do design e dos designers (especialmente no digital) em muitos negócios e empresas.

Muitos dos conteúdos que temos hoje acesso online na comunidade são em formato de vídeos. Conteúdos com diferentes tipos de profundidade, por exemplo, desde os mais longos aos mais curtos, que retratam muitos aspectos do quotidiano da vida e desafios dos designers, muitos deles ligados à vertente digital. Diferentes conteúdos que podem ter desde abordagens mais biográficas, ilustrar processos ou casos de estudo, ou ainda, documentários que procuram refletir de forma mais abrangente o que é a indústria nos dias de hoje e para onde se dirige no curto, médio e longo prazo.

Ícone em tons de vermelho ilustrativo de vídeos

Sugestões e referências

Para facilitar a pesquisa de referências de vídeos relacionados com a área do design em geral e do design digital em particular, aqui ficam algumas sugestões. Muitas referências de conteúdos que poderás descobrir, sobre vários temas relacionados com a área do design e que poderão inspirar qualquer equipa, sejam quais forem os desafios do seu dia-a-dia.

Biografias

Descobrir o percurso pessoal e profissional de cada criativo é sempre uma viagem de descoberta. Ao mesmo tempo que em alguns casos, os projetos podem não transparecer, a profundidade de pensamento, o relato na primeira pessoa acaba por ser um complemento valioso.

Documentários

Os documentários, são uma referência incontornável dos melhores conteúdos em vídeo produzidos pela comunidade. Por norma, referentes a temas mais complexos e com uma abordagem mais exploratória, que são ao mesmo tempo experiências imersivas.

Conferências

A comunidade do design tem vindo assistir nos últimos anos a um crescimento imenso do número de conferências. Ao mesmo tempo, que muitas dessas conferências dão origem a registos em vídeo muito particulares, reflexos de formas de pensar e trabalhar muito relevantes.

Reportagem

O dia-a-dia do trabalho de design é um espaço de aprendizagens imenso. Cada equipa, em contrapartida, seja em que contexto for, através de cada projeto, passa por uma série de experiências muito relevantes que faz todo o sentido partilhar com a comunidade.

Guias práticos

Os truques e dicas práticas são também uma das grandes inspirações dos conteúdos em vídeo para o design. Seja sobre softwares, formação ou eventualmente qualquer outro tema, existem à disposição um sem fim de ajudas para resolver muitos dos desafios do quotidiano.

* * *

A inspiração é a principal matéria-prima de qualquer equipa de design. Por conseguinte, é fundamental alimentar constantemente o espírito da curiosidade com novas ideias. Tudo isso só acontece inegavelmente através de uma pesquisa incessante por novas referências e ideias, seja em que áreas de atividade for.

Olhar ao redor de toda a indústria do design, mas também de todos os profissionais que no seu dia-a-dia utilizam a criatividade como ferramenta, pode ser uma excelente forma que encontrar novas fontes de inspiração para cada projeto.

Este artigo sobre conteúdos em formato de vídeos, integra uma rubrica de sugestões e referências do DXD que tenta, embora seja sempre um exercício incompleto, identificar algumas fontes de inspiração em torno da comunidade criativa.

Fotografia © Matthias Oberholzer