Formação Acessibilidade Digital 360º

A acessibilidade digital é a coisa certa a fazer. Se queremos construir um futuro de marcas realmente acessíveis, é quase impossível para todos os profissionais que trabalham em transformação digital (sem excepção) ignorar o tópico. Contudo, a partir de meados de 2025 a acessibilidade digital tornar-se-á também um imperativo legal para muitas empresas. Para além da importância do tema enquanto direito fundamental, em alguns casos, não estar em conformidade com a lei no que toca à acessibilidade digital, pode querer dizer também consequências legais, para além claro das consequências morais e sociais de se ser reconhecida como uma marca não inclusiva na dimensão digital.

É tempo de olhar para a acessibilidade digital com outros olhos. Arregaçar as mangas e meter as mãos à obra. A formação e capacitação das equipas de projeto para o trabalho no dia a dia do tema, pode ser um grande apoio em todo o processo de transformação acessível. Em conjunto com a Lisbon Digital School o DXD coloca à disposição da comunidade o programa de formação “Acessibilidade Digital 360º”, online e em português, exclusivamente sobre acessibilidade digital. Este é não só um contributo real para a capacitação sustentada das equipas, como uma oportunidade de cada empresa planear a sua própria abordagem a um tema que poderá ter um grande impacto nas operações no futuro.

Fundamentos de Acessibilidade Digital

Com Ruben Ferreira Duarte, 2 sessões com um total de 6 horas, online em horário pós-laboral e uma abordagem teórica.

Para quem queira compreender o tema da acessibilidade digital de forma estruturada, passo a passo, compreendendo igualmente todas as suas implicações na estratégia de transformação digital da empresa e impacto no negócio.

Acessibilidade Digital na prática para Designers

Com Ruben Ferreira Duarte, 4 sessões com um total de 12 horas, online, em horário pós-laboral e uma abordagem prática.

Para todos os designers que todos os dias podem fazer a diferença no desenho não só de visuais mas também de experiências e modelos de interação inclusivos. Descomplicando a aplicação prática das principais recomendações de acessibilidade digital.

Acessibilidade Digital na prática para Developers

Com Rafael Coelho, 4 sessões com um total de 12 horas, online e horário pós-laboral e uma abordagem prática.

Para todos os developers que acreditam no poder do código também enquanto elemento semântico robusto, mais que uma mera transposição visual de interfaces. A tecnologia ao serviço da adaptação das experiências digitais à realidade de cada pessoa, com ou sem deficiência.

Formações à medida

Para além destas proposta de formação padrão, a realidade de trabalho de cada empresa, poderá necessitar de abordagens mais customizadas. A formação à medida de cada empresa é uma oportunidade valiosa para ajudar cada organização a evoluir de forma rápida nas suas práticas, neste caso sobre acessibilidade digital. Sempre que necessário o DXD pode ajudar também nesta abordagem. Quer seja na construção de programas de formação adaptadas à realidade de cada empresa, quer na procura, se for caso disso, dos melhores profissionais do mercado para assegurar essas formações, seja em modelos online ou presencial.

Na construção do programa de formação em acessibilidade digital para empresas, poderão ser incluídas muitas propostas de formação diferentes. Aqui fica um apanhado de algumas propostas que conforme cada organização podem ajudar à transformação da acessibilidade do seu ecossistema de produtos e serviços digitais:

  • Como definir o enquadramento legal aplicável à realidade de cada empresa e todos os seus produtos e serviços digitais.
  • Como criar documentos de ficheiros em formatos de escritório (Word, Excel ou PowerPoint) acessíveis.
  • Produzir e editar conteúdos (textos, imagens e vídeos) cumprindo as principais recomendações de acessibilidade.
  • Implementar modelos de auditoria de acessibilidade digital internos ágeis na empresa.
  • Capacitar Testers para a avaliação ágil de acessibilidade em sprints de desenvolvimento.
  • Todas as ideias adicionais de oportunidades de formação, são muito bem-vindas!

Desconto DXD

É fundamental que a formação, para além claro de credível esteja também acessível. Claro que é importante manter o rigor da proposta de formação, garantindo a maior qualidade nas abordagens, mas é igualmente fundamental que ela esteja disponível a preços competitivos. O DXD procura, através de todas as suas parcerias, criar oportunidades para a formação chegue ao maior número de pessoas, sejam elas profissionais da área do design ou não.

Todas as formações disponíveis na Lisbon Digital School podem ter um desconto de 20% associado ao valor da sua inscrição. Para usufruir desse desconto, basta no processo de inscrição, utilizar o código “DXD20” e o valor do desconto será processado e assim poderás aceder a estas formações a um preço mais acessível.

Fotografia © Ryan Wallace (Unsplash)