Onde descobrir novos produtos digitais?

Certamente que existem, muitas formas de descobrir o que de melhor se faz na indústria dos produtos digitais nos dias de hoje, mas com certeza que o Product Hunt é uma das melhores referências. A verdade é que a ideia de “produto digital” entrou no imaginário de toda a indústria de design. Fruto, naturalmente, do impacto do digital na vida e dinâmicas do dia-a-dia das pessoas, é notória a digitalização de muitos processos do quotidiano.

Certamente que os produtos digitais, são uma resposta clara a muitas das necessidades atuais. Seja com que objetivo for, uns mais relevantes que outros é certo, a indústria do design vive muito a “produtização” do seu pensamento e atividades. Por conseguinte, hoje, quase tudo gira em torno do produto digital, ou melhor dizendo, da criação de soluções digitais ao serviço de necessidades específicas das pessoas.

Produtos e serviços digitais

Muitas vezes assistimos entre profissionais com a responsabilidade de pensar, desenhar e desenvolver novas soluções digitais, a discussão do que vem primeiro, se o produto ou o serviço. Esta dualidade, origina por norma discussões apaixonadas. É difícil dizer que o debate tenha uma única solução. Por um lado poderemos questionar que em muitos casos se não existir produto não é possível implementar o serviço. Por outro, sem uma ideia clara do serviço a oferecer, é quase impossível criar um produto digital relevante para as pessoas.

Independentemente da perspectiva, uma coisa é certa. Sejamos defensores do serviço ou do produto, o digital veio transformar por completo quase todos os processos, mais complexos ou mais simples do quotidiano. Quase todas as dinâmicas têm beneficiado em muito com o ecossistema de digitalização de negócios, a que temos assistido nas mais variadas áreas da economia.

Produtos para todos os gostos

Poderemos olhar para a ideia de produto digital com mais ou menos dramatismo. Não dificilmente, acreditaremos que produtos digitais são só aquelas grandes referências que temos no nosso dia-a-dia, seja para chamar um transporte, ver uma série ou um filme em streaming, transferir dinheiro, etc. Mas, a verdade é que produto digital pode ser qualquer solução digital. Qualquer que seja o objetivo ou necessidade a colmatar, é inegável que a amplitude daquilo a que poderemos chamar de “produto digital” é imensa. Tens dúvidas disto? Então tens mesmo que conhecer o Product Hunt.

O produto dos produtos digitais

O Product Hunt é uma plataforma online que promove todo o tipo de produtos digitais. Fundada por Ryan Hoover em novembro de 2013, a plataforma, que também é ela própria um produto digital, permite que qualquer utilizador vote e comente os seus produtos favoritos. Tendo por base esta participação comunitária, a plataforma consegue todos os dias criar ranking dos produtos mais apreciados pela comunidade, segundo as visões dos perfis de profissionais mais díspares.

Uma das coisas que impressiona no Product Hunt são os números. Segundo o seu fundador, em 2016 a plataforma tinha registados já cerca de 100 milhões de produtos digitais diferentes, organizados segundo dezenas de tópicos diferentes, provenientes de mais de 50 mil empresas distintas de todos os cantos do mundo.

Muito mais para descobrir

Mas, a oferta do Product Hunt, não se fica exclusivamente pela sua mecânica de votações e rankings de produtos digitais. A plataforma tem à disposição dos seus utilizadores muito mais que isso. Desde um programa de mentoria com profissionais de grande relevância no mercado, programas de descontos, ofertas de emprego, muitas são as potencialidades que oferece.

Queres descobrir a “next big thing”? O Product Hunt é o sitio certo para começar. Seja para explorar o que de melhor se faz de produtos digitais hoje em dia, fazer benchmark para um projeto em curso, ou procurar inspiração para lançares o teu próximo, ou primeiro, produto digital, a visita regular ao Product Hunt é obrigatória para qualquer profissional da área de digital product design.

Fotografia © Julian O’hayon