Que os design systems são um instrumento fenomenal ao serviço da eficiência do desenho e desenvolvimento de produtos digitais, isto não será grande novidade. Mas, que podem também ser uma ferramenta importante, em processos de migração ou transformação de metodologias de design e uma ponte incrível entre equipas, esta ideia já merece um pouco mais de atenção.
Na verdade, uma das principais mais-valias dos design systems para as equipas de produto, é que criam um léxico comum entre várias equipas. Quantas vezes já não assistimos em projetos reais, a um desfasamento de linguagem entre as equipas de design e development. O que uma equipa chama de componente, outra diz que são três peças de interface diferente. E a dificuldade que surge muitas vezes, para fazer o mapeamento entre a documentação de protótipos do design e as bibliotecas de código da equipa de development?
Em tudo isto e muito mais (mesmo muito mais) também os design systems podem ser muito úteis. Os sistemas, não são só uma forma de documentação de projetos, são principalmente a criação de um tronco comum de trabalho entre todas as equipas essenciais para a definição, desenho e desenvolvimento de qualquer produto digital. E sobre isto, a Eunice Costa (Lead Designer) e a Gabriela Rocha (Product Designer) da Pixelmatters, a equipa convidada dos próximos “Design systems tratados por tu”, têm muito para partilhar connosco.

Décima oitava sessão será com a Pixelmatters
A Pixelmatters é um digital product studio, fundado em 2014 e sediado na cidade do Porto. Conta atualmente com mais de 60 pessoas, distribuídas por várias áreas do ciclo de produto, entre designers, developers, testers, analistas, estrategas entre muitos outros perfis. Com clientes nacionais mas principalmente internacionais a Pixelmatters, acredita no poder na experiência de utilizador como um fator determinante para o sucesso dos produtos digitais, fazendo uma extraordinária ponte entre o design enquanto ferramenta estratégica e a tecnologia ao serviço das pessoas e dos propósitos de negócio.
Para a conversa dos “Design systems tratados por tu”, a Pixelmatters trará o projeto da Abaca, um produto digital que procura conectar empreendedores e investidores. É dentro do contexto deste projeto, que a equipa vai partilhar aquilo que foi o processo não só de construção deste design system, mas como ao longo do projeto foi sendo feita a migração entre as ferramentas de desenho do Sketch para Figma. Ao mesmo tempo, que estas ferramentas serviam de base para a relação ágil entre a equipa de design e development.
Fotografia © Nick Karvounis (Unsplash)