Quando tentamos traçar uma linha histórica e temporal da evolução dos design systems, é difícil fazermos este retrato sem referência a grande influência que tiveram para estes sistema os manuais de normas gráficas das marcas. Embora relacionado com um contexto mais concreto do design gráfico, os manuais de normas gráficas, a par de outras influências mais digitais, como os styleguides, são sem sombra de dúvidas, dois marcos importantes para a concepção de design systems que temos hoje na indústria.
Olhando para a questão como um processo evolutivo, não só das técnicas de design, mas também do amplitude de desafios a que o design tem sido chamado para dar resposta, vemos que desde a época dos manuais de normas até hoje muitas coisas mudaram. Não foram só os canais de comunicação que mudaram. Foram também as ferramentas com que o design trabalha e o impacto que os algoritmos tiveram nisso. Os design systems, são a versão moderna dos manuais de normas gráficas. Não só porque procuram responder a desafios diferentes, mas porque podem utilizar instrumentos diferentes.
Uma das coisas que os design systems permitem é a gestão de ecossistemas de marca muito mais complexos, em lógicas por vezes de gestão de mais que uma marca ao mesmo tempo. Naquilo que é a construção do interface para produtos digitais de várias marcas de uma mesma empresa, os design systems, através do uso eficiente da tecnológica, permitem criar ecossistemas de gestão de tudo isto de forma bastante eficiente e interconectada. Os design systems multi-marca não são um tema simples e por isso mesmo é que na próxima conversa dos “Design systems tratados por tu” a Rute Costa (atualmente na Oyster, mas anteriormente Lead Designer – Design System na Namecheap) e o Giovanni Moschini (UX Lead Designer da Namecheap) vêem partilhar connosco aquilo que tem sido algumas das aprendizagens da equipa neste campo.
Décima sétima sessão será com a Namecheap
A Namecheap é uma empresa de registo, alojamento e gestão de serviços cloud criada no ano de 2000, que conta atualmente com mais de 1700 colaboradores espalhados por 18 países. Com a confiança de algumas empresas de referência no mercado global de tecnologia como a Figma, a Privacy ou a Buffer, a Namecheap, tem atualmente em Portugal uma equipa de profissionais em várias áreas estratégicas da empresa.
Pelo crescimento acelerado da empresa e dos seus serviços, os design systems, são hoje peça fundamental da estratégia de design. Com uma equipa dedicada exclusivamente ao tema diariamente, a Namecheap e a sua estratégia de design systems, vê-se hoje abraços com um crescimento numa lógica de multi-marcas sem que se perca a eficiência da gestão de um sistema que dê suporte a tudo isso. É um pouco sobre isso e mais alguns outros temas, que a equipa vem partilhar connosco em mais uma conversa dos “Design systems tratados por tu”, sempre com o apoio incondicional do Clube da Criatividade de Portugal.
Fotografia © Robert Anasch (Unsplash)