Vamos falar sobre o portfolio

O desafio é do designer norte-americano Dann Petty que provoca os seus leitores a refletir sobre o tema do portfolio através da sua mais recente publicação, o That Portfolio Book. O tema do portfolio é um tópico muito sensível para qualquer profissional relacionado com as indústrias criativas. Para o bem e para o mal, por norma, é o portfolio que congrega a visão mais completa sobre não só o seu trabalho, mas também muito da identidade de um profissional, seja ele um designer, developer ou de qualquer outro perfil relacionado com a criatividade.

Na verdade, o portfolio reúne em si também uma verdade. Para se conseguir “avaliar” o perfil de um profissional ligado a uma qualquer área criativa, é essencial perceber, através de exemplos de projetos, a sua forma de pensar. Por conseguinte, só através da prática do projeto, seja ele de que natureza for, é possível compreender na sua verdadeira essência um “criativo”, seja pela sua componente técnica ou teórica.

Há algum tempo a trabalhar como profissional em regime de freelance, o tema do portfolio é recorrente em muitos dos vídeos que o Dann Petty publica, por exemplo no seu canal de Youtube. Autor de um outro projeto muito interessante, o Freelance TV, o tema do freelance e do portfolio são duas temáticas recorrentes nas reflexões deste designer.

Imagem da capa do That Portfolio Book

Sobre o livro

Lançado no inicio do ano de 2020, o That Portfolio Book, pode enganar pelo nome. Estamos a falar de um livro sim, mas desengane-se quem imaginar algo impresso. Na construção da publicação, o autor revisitou de forma muito profunda o conceito generalizado de livro. O That Portfolio Book é editado em formato de página online responsive e integra para além de textos e imagens, vídeos, áudios e muitas sugestões de ligações.

Aliás, a publicação é muito rica em vídeos. Seja com comentários do próprio autor ou entrevistas com alguns profissionais de referência na área do digital product design nos Estados Unidos. Muitos são os registos multimédia que inegavelmente ajudam em muito a mergulhar de forma mais profunda no tema do portfolio.

Estrutura

O That Portfolio Book está organizado estruturalmente segundo dez capitulos. Ao longo deste percurso o autor aborda uma série de tópicos relacionados com o tema do protfolio, seja por exemplo a sua utilidade até à estrutura que este pode ter. Da publicação, disponível exclusivamente em inglês, fazem parte os seguintes capítulos:

Para além dos dez capítulos principais da publicação, da sua estrutura fazem parte ainda uma área de recursos e ligações, entrevistas exclusivas, perguntas e respostas de leitores e ainda uma galeria de portfolios inspiradores.

Imagem exemplo do interface do That Portfolio Book
Exemplo do interface do That Porfolio Book

Atualização

Uma das principais vantagens da publicação ser online, é a possibilidade de permitir que se possa ir inserido novos conteúdos. O livro ainda não está completo e o autor promete a atualização de novos conteúdos nos próximos tempos.

Template de portfolio

Para além de todo o conteúdo, no That Portfolio Book, o Dann Petty disponibiliza ainda mais um recurso muito interessante. No livro o autor fala um pouco de se utilizar ou não no portfolio um template já existente. A complementar todo o conteúdo do livro, é disponibilizado igualmente um template de WordPress para quem quiser utilizar essa ferramenta no seu próprio portfolio. Este é o template que o Dann Petty utiliza atualmente no seu próprio website.

Preços

Relativamente a preços, a publicação está disponível em duas modalidades diferentes: a Book Only de $79 e o Complete Package de $129. Ambas as modalidades dão acesso as dez capítulos de conteúdos do livro. Contudo, o Complete Package inclui um leque muito mais alargado de vantagens e recursos exclusivos que podem ser muito interessante explorar. A subscrição do Complete Package dá também acesso a um documentário mais alargado que o Dann Petty também está a preparar.

Fotografia © Dann Petty