Os design systems e o research com a Talkdesk

Fotografia de um binóculo e da paisagem de um lago alusiva ao conceito de design systems

Os design systems não são só uma forma mais otimizada de desenhar e desenvolver interfaces. Eles são também um instrumento muito valioso para transformar toda a forma de trabalhar das equipas e um caminho para a revolução nos processos de comunicação entre as várias equipas. Contudo, mesmo sendo um produto que pode e deve dar suporte a todos os produtos digitais da empresa, é fundamental não perder de vista o objetivo último das marcas e empresas com a construção e evolução dos design systems.

O objetivo primordial de qualquer marca e empresa, especialmente aquelas com produtos digitais, é gerar negócio acrescentando valor à vida dos consumidores com produtos e serviços. Os design systems, são “só” mais uma ferramenta para o fazer. Para que tudo isto aconteça, existindo ou não na marca e empresa um ou vários design systems, é absolutamente primordial conhecer muito bem as pessoas para as quais estamos a construir soluções, os utilizadores. Aqui a pesquisa com utilizadores, nas mais variadas fases do processo de trabalho, não é um adicional é uma obrigação. Sem isso será quase impossível construir soluções que acrescentem valor aos utilizadores e por consequência tirem o máximo de partido dos design systems, que mesmo que incríveis sistemas, terão muito pouca utilidade.

É muito sobre a importância e o impacto da pesquisa com utilizadores e a importância disso para os design systems que vamos refletir em conjunto com a equipa da Talkdesk, na próxima sessão dos “Design systems tratados por tu”. Em conjunto com a Marianna Piacesi (Design System Ops), a Frederica Lopes (Product Writer), o Daniel Tavares (Software Engineer) e o Luís Melo (Product Manager), vamos tentar perceber o caminho que a empresa tem feito no trabalho do seu design system e o impacto que isso tem tido no produto digital.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 26 de janeiro de 2023

Décima nona sessão será com a Talkdesk

Definir a Talkdesk e o produto que coloca ao serviço das marcas e das empresas não é tarefa simples. Por um lado, podemos olhar por um prisma bastante simplista e dizer que a Talkdesk é uma aplicação de contact center. Mas, embora não seja absolutamente mentira, a verdade é que a Talkdesk é muito mais que isso, colocando sim, ao serviço das marcas e das empresas diversos produtos e serviços que melhoram em muito a relação com os consumidores.

Para a conversa, a equipa da Talkdesk vai trazer um pouco do caminho que tem feito na construção e evolução do Cobalt, o design system da empresa. Resultado já de alguns anos de trabalho, o design system acompanhou a transformação da empresa e das suas equipas. Sendo um excelente exemplo de como pode um design system ajudar a transformar aquilo que são os produtos da empresa, o Cobalt é exemplo também da importância de manter o foco no essencial, a avaliação concreta das mais-valias dos design systems e a criação de métricas que tangibilizem este impacto o dia a dia das equipas.

Fotografia © Daniel Lerman