Os design systems e as apps com a Bliss Applications

Fotografia de um telemóvel com várias aplicações alusiva ao conceito de design systems

Quando os “Design systems tratados por tu” começaram os objetivos eram relativamente simples. Entre muitas outras coisas, este ciclo de conversas sempre procurou gerar na comunidade em Portugal uma partilha e debate estruturado sobre o tema, ao mesmo tempo que contribuía para a valorização das equipas e empresas portuguesas, também na área dos design systems. Sempre o apoio do Clube de Criativos de Portugal é também verdade, que as conversas concretizaram não só estes dois objetivos, mas também, permitiram descobrir na primeira pessoa muitos dos profissionais das área de Design e Frontend por detrás de alguns dos design systems que utilizamos todos os dias.

Passados alguns meses é justo dizer o saldo é extraordinariamente positivo. Ao longo de todas as edições do ciclo de conversas foi possível descobrir algum do fantástico trabalho feito por equipas portuguesas ou a trabalhar a partir de Portugal, conhecer muitos dos seus desafios no que toca aos design systems ou ainda perceber como vêem o futuro desta ferramenta na indústria. Centenas de participantes depois, os “Design systems tratados por tu” são cada vez mais um espaço de encontro da comunidade e o futuro reserva ainda mais algumas surpresas.

Na próxima conversa do ciclo, vamos partir à descoberta do trabalho na área de design systems de mais uma agência portuguesa, líder de mercado no campo das aplicações móveis, a Bliss Applications. Com a ajuda do Hugo Silva (Lead Product Designer e Ilustrador), o João Pinto Paulo (Product Designer) e o Gonçalo Cancella de Abreu (Frontend Team Leader) vamos conseguir descobrir um pouco mais daquilo que tem sido o trabalho da agência no campo dos design systems e alguns dos projetos mais relevantes do portfolio nesta área.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 24 de novembro de 2021

Oitava sessão será com a Bliss Applications

Com a ajuda da Bliss Applications vamos explorar os espaços de contacto entre dois campos muito importantes do digital product design hoje em dia. Por um lado, naturalmente os design systems, por outro os desafios relacionados com as apps mobile, mais concretamente através do caso de estudo da agência com o Banco CTT.

Vamos ter a oportunidade de perceber como foi o desafio de construir uma visão completa de design system para a marca, a forma como isso se desdobrou na sua aplicação móvel mas também os processos internos da equipa. A ligação entre design e development, o workflow de comunicação e iteração dos componentes e as ferramentas tecnológicas utilizadas, são alguns dos tópicos que não vão faltar na conversa.

Fotografia © Rami Al-zayat