Gravação Design systems tratados por tu com a GitLab

Fotografia de vários equipamentos tecnológicos alusiva ao conceito de design systems

Realizada no dia 20 de janeiro de 2022, a sessão 9 do ciclo de conversas “Design systems tratados por tu”, contou com a presença do Pedro Moreira da Silva (Staff Product Designer) da GitLab.

GitLab é um produto digital destinado às equipas de development (e não só) que se procura afirmar essencialmente como uma plataforma de DevOps completa. Ferramenta fundamental para o dia a dia de muitas equipas, a plataforma tem feito um caminho notável de evolução, conjugando isso com uma cultura verdadeiramente open-source e remote.

Pajamas Design System por sua vez, é o design system que está na base de construção de toda a experiência e interface da GitLab. Open-source desde as suas primeiras versões, a documentação disponível online não é um apanhado do sistema, é exactamente o mesmo instrumento que todos os dias as equipas da GitLab utilizam, estejam onde estiverem. Com o Pedro, podemos descobrir um pouco daquilo que foi o percurso do Pajamas, perceber quais são hoje os seus maiores desafios e descobrir alguns dos processos de trabalho das equipas no quotidiano.

Conversas design systems tratados por tu

O “Design systems tratados por tu”, é um ciclo de webinares, mas também, uma ambição verdadeira de criar uma mesa redonda onde se possa partilhar, em português, as boas práticas e desafios das equipas de produto digital, em torno do tema dos design systems no seu dia a dia. Um espaço de participação gratuita, com o extraordinário apoio do Clube de Criativos de Portugal onde todos os profissionais com a responsabilidade de pensar, desenhar e desenvolver os produtos digitais do futuro são muito bem-vindos.

Contando já com várias edições, os “Design systems tratados por tu” têm se tornado um espaço de reflexão muito significativo na comunidade portuguesa, relacionada com as áreas de UX, UI, Product design ou até Frontend development. Descobre o histórico das conversas e fica atento às próximas edições.

Fotografia © Lorenzo Herrera