10 Conversas a rever da Figma Config 2022

Fotografia de um bloco de notas alusiva ao conceito aprendizagem e partilha da Figma Config

Está bastante comprovado no design, que um dos fatores de evolução dos seus profissionais e da qualidade do seu trabalho, advém da capacidade de partilha e inspiração em comunidade em eventos, locais ou globais, como é o caso da Figma Config 2022. Partilhar o conhecimento que se vai adquirindo nos desafios do dia a dia e perceber os caminhos que outras equipas estão a seguir, numa infindável variedade de temas, é para os designers uma oportunidade de evolução muito valiosa.

Sendo atualmente uma das principais ferramentas de desenho de interfaces e construção de design systems para designers (mas não só), o Figma que teve a sua primeira versão lançada em 2015, tem ganho um espaço e visibilidade imenso. Como comprovam algumas estatísticas desde o seu lançamento, a ferramenta galgou terreno a quase todos os concorrentes do mercado e ocupa hoje já um lugar bastante confortável no ranking de preferências.

Figma Config 2022

A par do software em si, a Figma tem também feito um investimento muito interessante na aproximação da comunidade em torno do design. Exemplo disso, é a criação da Figma Config, um espaço que de tempos a tempos traz para o palco algumas daquelas que são as melhores equipas de product design do mundo e as desafia a partilhar um pouco do seu dia a dia.

Aproveitando também o evento para promover as mais recentes novidades do software, a edição de 2022 da Figma Config, adotou um formato de 24 horas e trouxe para cima da mesa, temas tão diferentes como os design systems (claro), UX writing, acessibilidade, modelos de trabalho colaborativo, tipografia entre muitos outros.

Ideias soltas

De tudo aquilo que se pode ver e ouvir na Figma Config 2022, saltam à vista algumas ideias soltas e que representam talvez alguns dos tópicos a ter em conta em qualquer equipa de product design. Para tentar ajudar a identificar alguns desses temas, aqui fica um apanhado relativamente simples.

1. Design systems

É bastante incontornável. Este é um dos temas mais quentes do momento para muitas equipas de product design. Claro que não é despropositado que no caso da Figma Config o tema surja em grande força, por ser o Figma também uma ferramenta muito focada nisso, mas em diversas conversas vimos o tema surgir, com perspectivas muito diferentes, o que torna ainda mais interessante o tópico.

2. Acessibilidade

Não vimos muitas conversas associadas especificamente ao tema da acessibilidade, é certo, mas em muitas conversas, encontrámos muitas referências ao tópico. É evidente a vontade da comunidade em fazer deste tema uma corrente de trabalho mais forte, mas em quase todas as referências que foram surgindo, vemos que estamos ainda a falar da acessibilidade numa camada muito à superfície, o que no limite quer dizer que a conversa à volta do tópico ainda agora está a começar.

3. Content e UX Writing

Embora sejam tópicos diferentes, assistimos em muitas das conversas, a uma importância crescente sobre estes dois temas. O texto (e não sói), tem cada vez menos um papel secundário para o design e a comunidade, pelo menos aquela espelhada na Figma Config 2022, reflete cada vez mais sobre a importância destes dois temas no impacto da qualidade dos produtos e até nas melhores formas de colaboração dentro as equipas.

4. Backstage das equipas

Uma das coisas mais interessantes das conversas da Figma Config 2022 é a diminuição das apresentações de casos de estudo e mais do backstage das equipas. Claro que muitas das conversas são baseadas na experiência das equipas nos produtos que trabalham, mas mais pela ótica de uma parte que muitas vezes não é tão visível, as suas ferramentas, processos e práticas internas.

5. Agências e consultoras

Vale o que vale, não é uma reflexão nada linear e depende muito da curadoria dos oradores que é feita, mas de todos os convidados da Figma Config deste ano, nota-se uma ligação muito forte a equipas de produto in-house e pouco a equipa de agências e consultoras. Olhando ao painel de oradores não é fácil encontrar pessoas que estejam a representar equipas de agências ou consultoras o que por si só poderia dar uma reflexão interessante, porque também nestas equipas existem muitas e incríveis coisas acontecer.

Conversas a rever

Integralmente disponíveis online através do Youtube, é possível rever qualquer conversa da Figma Config 2022. Depois de 24 horas de muito e incrível conteúdo não é tarefa fácil tentar elencar aquelas que eventualmente possam ter sido as conversas mais marcantes e interessantes. Ainda assim, sabendo bem da dificuldade do exercício aqui fica uma pequena seleção daquelas conversas que por uma razão ou por outra, possa vale a pena rever.

Ilustração dos slides da apresentação da Shopify

Design systems are flawed

Por José Torre (Shopify)

Ilustração dos slides da apresentação da Kiwi

How to make your research findings more actionable with Figma

Por Žaneta Kučarová (Kiwi)

Ilustração dos slides da apresentação do GitHub

How design tokens can make us better collaborators

Por Jan Six (Github)

Ilustração dos slides da apresentação da Sonos

Making accessibility more accessible for your organization

Por Bona K, Jill D e Miki B (Sonos)

Ilustração dos slides da apresentação do Mercado Libre

Planting the seed for a “systems state of mind”

Por Facundo Cabanne e Germán Ventriglia (Mercado Libre)

Ilustração dos slides da apresentação da SCB Techx

UX Writers need design systems, too!

Por Pinda Phisitbutra (SCB Techx)

Ilustração dos slides da apresentação da Uber

Grow a design team in a non-design-driven environment

Por Boryana Pesheva e Tsvetelina Lazarova (Uber)

Ilustração dos slides da apresentação do Booking

Multi-platform design system at Booking.com

Por Nicole Saidy e Oleksii Drozdenko (Booking)

Ilustração dos slides da apresentação da Puma e Formidable

Building a design system using Figma and Sanity headless CMS

Por Stuart Wainstock, Lexa Gallery e Apostolos Christodoulou (Puma e Formidable)

Ilustração dos slides da apresentação da Figma

Working with UX writers in Figma

Por Andrew Schmidt, Chris Baty, Ryan Reid e Sylvie Kim (Figma)

Figma e a comunidade

Quase desde o seu lançamento em 2015 que o Figma procurou estabelecer uma ligação muito forte à comunidade. Exemplo disso é a existência da Figma Config, mas também da dimensão de comunidade que existe dentro do próprio software. É curioso explorar a Figma Community e entender este também como um espaço de partilha do que melhor se faz nas equipas.

Na Figma Community, poderemos encontrar de tudo um pouco. Perfis de profissionais ou ficheiros editáveis. Recursos gráficos ou modelos de workshops colaborativos. Há de tudo um pouco e pode ser uma excelente inspiração para qualquer projeto que esteja a começar e a equipa queira espreitar o que têm as outras equipas feito também.

Fotografia © Med Badr Chemmaoui