Design systems às compras com o Continente

Fotografia de um carrinho de compras alusiva ao conceito de design systems

Quando procuramos, na versão mais simplista e conceptual, os conceitos fundamentais dos design systems, independentemente do caminho mental que possamos fazer, vemos que é o pensamento sistémico do design que está na sua génese. É importante clarificar, que quando aqui falamos de “design”, está muito longe de ser ligada a uma determinada equipa ou disciplina, mas sim, como um mindset de desconstrução de problemas e construção de novas soluções.

Se existe área onde os design systems podem ajudar em muito, através de um pensamento sistémico da experiência, é claramente na área de eCommerce. Estabelecer relações alicerçadas na confiança com as pessoas, ao mesmo tempo que tudo acontece através de uma experiência de compra simples e personalizada, está longe de ser um trabalho linear. Carece claro, de um conhecimento profundo das pessoas e das suas necessidades mas, igualmente de métodos de trabalho, desenho e desenvolvimento de produtos digitais, ágeis, modulares e escaláveis.

O panorama do eCommerce em Portugal, um pouco como tudo, mudou muito nos últimos anos. Dados estatísticos indicam que os hábitos de compram online dos portugueses cresceram como nunca e muito para além dos efeitos naturais da pandemia. Todo o tipo de compras, inclusive as mais simples para o dia a dia. E é aqui que entra o Continente, neste caso o Continente Online e o próximo convidado das conversas “Design systems tratados por tu”, o Ivo Abreu (UX Coordinator).

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 28 de julho de 2022

Décima quinta sessão será com o Continente

A loja online do Continente é provavelmente uma das mais antigas e com maior visibilidade em Portugal. Integrado no maior grupo empresarial do país, a Sonae, mais concretamente na sua unidade de negócio Sonae MC, o Continente beneficia hoje de uma relação muito próxima com os consumidores, também na vertente online e em especial através da sua loja online. Integrado num ecossistema de marcas de retalho mais amplo, o Continente é a marca do grupo com maior visibilidade junto dos consumidores.

Contudo, esta relação e a própria loja online tem evoluído bastante e é principalmente sobre isto que vamos conversar. Sobre o processo de transformação mais recente da loja online do Continente, também através do pensamentos sistémico dos design systems e uma relação muito próxima com a tecnologia. Um equilíbrio entre a importância da experiência de utilizador, o automatismo e a personalização dessa experiência, tendo em vista a criação de uma relação de proximidade e relevância com todos os consumidores, para todas as situações do seu quotidiano.

Fotografia © Alexas Fotos