Design systems e os negócios com a Deloitte

Não raras vezes, por entre as conversas do dia a dia sobre design, a sua evolução e o impacto que este quer projetar nos negócios, quando o tema dos design systems aparece também na conversa, é difícil responder se estamos ou não a falar de uma moda. Serão os design systems uma coisa fixe que esta a ganhar espaço? Uma evolução natural, mas valorizada em demasia de outras ferramentas que já existiram antes? Uma coisa de designers e developers? Ou algo que pode mesmo ajudar as empresas (e por consequência os seus negócios) a crescer?

Quem trabalhar à tempo suficiente com design systems, terá seguramente uma resposta clara para todas, ou quase todas, estas questões. É certo que muitas vezes são as equipas de design e development que introduzem este tema no quotidiano das equipas, mas os relatos de várias equipas, vão provando que só quando toda a organização está envolvida com o tema, ele ganha realmente um impacto transversal e significativo.

Mas, nesta conversa e pelo meio destas questões, existe um tema que não é um detalhe mas que corre muitas vezes o risco de se perder no meio das várias opiniões. Afinal de contas o que ganha o negócio das empresas com os design systems? Será que nos compensa investir tanto a construir como a manter algo que não tem nenhuma visibilidade (direta) para os clientes? Precisará a empresa assim tanto desta ferramenta que compensa o investimento? É um pouco sobre isto e um punhado de outros temas que vamos conversar com o Carlos Alves (Lead Digital Designer), a Inês Ribeiro (Lead UI Designer) e o Rodolfo Januzelli (Senior UX Manager) da Deloitte na próxima conversa dos “Design systems tratados por tu”.

Décima sexta sessão será com a Deloitte

Integrada na World Design Systems Week 2022 a próxima conversa dos “Design systems tratados por tu” trás para a discussão, através da experiência da equipa da Deloitte, a perspetiva da consultoria e de como o design pode ajudar a acelerar a transformação digital de todo o tipo de empresas e organizações. O foco nos negócios e no crescimento das empresas é uma das características indissociáveis da proposta de valor da Deloitte e também aqui o design (e os design systems em particular), podem dar uma ajuda valiosa.

Equilibrando o foco nos negócios com abordagens ágeis de trabalho, a visão que a equipa da Deloitte nos vai trazer para a conversa é a cima de tudo um extraordinário equilíbrio entre todos estes fatores. Equilibrar o impacto que se quer ter nos negócios das empresas, com a velocidade da transformação do mercado, sem perder o norte pela excelência da experiência de utilizador é tudo aquilo que a equipa da Deloitte faz no dia a dia e que vem partilhar (o possível) connosco.

Fotografia © Sourabh Panari (Unsplash)