Design systems e os negócios com a Deloitte

Fotografia de uma planta a despontar da terra alusiva ao conceito de design systems

Não raras vezes, por entre as conversas do dia a dia sobre design, a sua evolução e o impacto que este quer projetar nos negócios, quando o tema dos design systems aparece também na conversa, é difícil responder se estamos ou não a falar de uma moda. Serão os design systems uma coisa fixe que esta a ganhar espaço? Uma evolução natural, mas valorizada em demasia de outras ferramentas que já existiram antes? Uma coisa de designers e developers? Ou algo que pode mesmo ajudar as empresas (e por consequência os seus negócios) a crescer?

Quem trabalhar à tempo suficiente com design systems, terá seguramente uma resposta clara para todas, ou quase todas, estas questões. É certo que muitas vezes são as equipas de design e development que introduzem este tema no quotidiano das equipas, mas os relatos de várias equipas, vão provando que só quando toda a organização está envolvida com o tema, ele ganha realmente um impacto transversal e significativo.

Mas, nesta conversa e pelo meio destas questões, existe um tema que não é um detalhe mas que corre muitas vezes o risco de se perder no meio das várias opiniões. Afinal de contas o que ganha o negócio das empresas com os design systems? Será que nos compensa investir tanto a construir como a manter algo que não tem nenhuma visibilidade (direta) para os clientes? Precisará a empresa assim tanto desta ferramenta que compensa o investimento? É um pouco sobre isto e um punhado de outros temas que vamos conversar com o Carlos Alves (Lead Digital Designer), a Inês Ribeiro (Lead UI Designer) e o Rodolfo Januzelli (Senior UX Manager) da Deloitte na próxima conversa dos “Design systems tratados por tu”.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 22 de setembro de 2022

Décima sexta sessão será com a Deloitte

Integrada na World Design Systems Week 2022 a próxima conversa dos “Design systems tratados por tu” trás para a discussão, através da experiência da equipa da Deloitte, a perspetiva da consultoria e de como o design pode ajudar a acelerar a transformação digital de todo o tipo de empresas e organizações. O foco nos negócios e no crescimento das empresas é uma das características indissociáveis da proposta de valor da Deloitte e também aqui o design (e os design systems em particular), podem dar uma ajuda valiosa.

Equilibrando o foco nos negócios com abordagens ágeis de trabalho, a visão que a equipa da Deloitte nos vai trazer para a conversa é a cima de tudo um extraordinário equilíbrio entre todos estes fatores. Equilibrar o impacto que se quer ter nos negócios das empresas, com a velocidade da transformação do mercado, sem perder o norte pela excelência da experiência de utilizador é tudo aquilo que a equipa da Deloitte faz no dia a dia e que vem partilhar (o possível) connosco.

Fotografia © Sourabh Panari