Design systems às compras com o OLX Group

Depois de realizadas três sessões do “Design systems tratados por tu”, é bastante evidente e palpável, através da participação em todas as sessões, o interesse crescente da comunidade de digital product design portuguesa pelo tema. Tópico muitas vezes incontornável nas equipas de produto digital, a dificuldade está na maior parte das vezes em perceber como começar. No desbloqueio desse primeiro passo, conhecer as soluções, mas também as dores de quem já começou algum tempo esse caminho, pode ser uma ajuda muito valiosa.

Pela sua complexidade enquanto produto digital, os ecommerces estão muitas vezes na linha da frente deste trabalho. Se é verdade em qualquer outro produto digital que a eficiência e a coerência da experiência são pilares fundamentais, num ecommerce estes conceitos ganham ainda maior importância. Muitos dos exemplos mais conhecidos de design systems são de produtos digitais de ecommerce e isto não é necessariamente uma coincidência.

A tratar os design systems por tu nesta quarta conversa do ciclo, estará a equipa do OLX Group. Através da visão de duas equipas distintas em simultâneo, Frontend e Design, conseguiremos perceber bem o desafio por detrás de criar um design system que tem a ambição de ser a referência para não um único produto, mas sim vários, cada qual com o seu contexto, setor de atividade e mercado.

Cartaz de promoção da conversa design systems tratados por tu de dia 24 de junho de 2021

Quarta sessão será com o OLX Group

Para nos ajudar a conhecer os desafios do OLX Group no tema dos design systems teremos connosco a Franciele Faccin (Software Engineer in Frontend), o Ruan Teles (Senior Product Designer), o Miguel Santana (Product Designer) e a Ana Simões (Junior Product Designer). Com ajuda da equipa, vamos tentar perceber muitas das dificuldades e soluções do OLX Group na criação de um design system comum a todos os seus produtos digitais em todos os mercados onde atua, o Nexus Design system.

Pensar, desenhar e desenvolver um único design system é por si só um desafio imenso. Mas, fazer todo esse trabalho tendo em vista a excelência da experiência de utilizador em vários produtos diferentes, muitos deles em vários idiomas diferentes e com equipas deslocalizadas por vários pontos do globo, é o tipo de tarefa que promete muitos desafios adicionais.

Fotografia © David van Dijk