Tudo o que não fazer numa apresentação de design

Fazer uma apresentação, seja do que for é uma arte. O senso comum dirá que fazer apresentações, seja sobre um projeto de design ou qualquer outro tema é algo natural, mas não é. Transmitir uma ideia por mais simples ou complexa que seja a alguém é um tarefa extraordinariamente difícil e que requer treino especifico.

Quando falamos de apresentações em design, as armadilhas são ainda maiores. Teremos sempre o desafio de transmitir uma determinada mensagem, ilustrada muitas vezes por artefactos visuais que se podem sobrepor à mensagem que queremos transmitir. Quantas vezes é que já não vos aconteceu começar uma reunião sobre um determinado tópico de um projeto e acabarem a discutir cores ou tipos se letra? Seguramente não será um cenário difícil de imaginar ou uma realidade estranha.

Podemos dizer que a culpa é dos clientes. E claro que todos os males do mundo são culpa dos clientes (ironia). Mas a bem da verdade, nós designers também temos alguma responsabilidade quando isso acontece. Pode ser uma verdade cruel, mas quantas vezes somos nós próprios que puxamos a conversa sobre cores ou tipografia? Será que deveria ser isso que deveríamos discutir com o cliente? Será isso o mais importante do projeto? Acredito que não.

É fundamental centrar a discussão nos temas que têm real impacto nos projetos e no negócio. As necessidades dos utilizadores que estamos a tentar concretizar com determinada solução. A forma como as decisões de design são construídas com base em pesquisa e dados. Mais que soluções visuais, o trabalho de transformação digital, também em design, deveria ser centrado na resposta ao “porquê?” na mesma proporção do “como?”. E por causa disto tudo, também as nossas apresentações.

Erros mais comuns

Vamos ver-nos ao espelho? O designer Mike Monteiro é conhecido pela sua visão muito critica do papel do design e dos designers atualmente. Autor de livros como o “Design is a job”, “You’re my favorite client” ou ainda “Ruined by design” o designer tem ao longo dos anos tentando alertar a comunidade para a importância do design para os negócios e por consequência para a vida das pessoas.

Uma das suas palestras mais conhecidas, aborda precisamente o tópico das apresentações. Com o amistoso titulo de “13 Ways Designers Screw Up Client Presentations” nesta palestra o autor inúmera um por um, alguns dos erros mais comuns cometidos por designers em apresentações a clientes. Claro que é uma visão pessoal. Mas não deixa de ser uma lista interessante de pontos a percorrer mentalmente antes de realizarmos qualquer uma das nossas apresentações a clientes.

  1. You are not there to be the client’s friend
  2. Not getting off your ass
  3. Starting with an apology
  4. Not settimg the stage properly
  5. Giving the real estate tour
  6. Taking notes
  7. Reading a script
  8. Getting defensive
  9. Mentioning typefaces
  10. Talking about how hard you worked
  11. Reacting to questions as a change request
  12. Not guiding the feedback loop
  13. Asking “Do you like it?”

Trabalho pessoal

Por mais listas de recomendações de como fazer apresentações que possas consultar, existe algo que nunca te podes esquecer. Primeiro é quase impossível fazeres uma carreira inteira em design sem fazeres apresentações. Por isso mesmo é melhor que olhes para o tema com algum cuidado porque de uma forma ou de outra, mesmo que fujas a sete pés de apresentações, um dia vais ter que as fazer.

Depois é importante nunca esquecer que quem vai fazer a apresentação és tu. Olha que grande novidade, estás tu a pensar agora. É uma grande novidade porque isto lembra-nos que cada um de nós é uma pessoa diferente com diferentes formas de comunicar. Não adianta tentar simplesmente copiar fórmulas de outros colegas para as nossas apresentações. Tens que fazer um exercício de auto-avaliação e teres a compreensão clara das ferramentas tens tu a tua disposição para fazer excelentes apresentações. E a resposta de “não tenho nenhumas ferramentas” ou “eu não sei fazer apresentações e pronto” não vale. Isso já é o síndrome do impostor a funcionar. E isso é pior que falar de cores ou tipografia numa apresentação.

Fotografia © Will Porada (Unsplash)