Fazer uma apresentação, seja do que for é uma arte. O senso comum dirá que fazer apresentações, seja sobre um projeto de design ou qualquer outro tema é algo natural, mas não é. Transmitir uma ideia por mais simples ou complexa que seja a alguém é um tarefa extraordinariamente difícil e que requer treino especifico.
Quando falamos de apresentações em design, as armadilhas são ainda maiores. Teremos sempre o desafio de transmitir uma determinada mensagem, ilustrada muitas vezes por artefactos visuais que se podem sobrepor à mensagem que queremos transmitir. Quantas vezes é que já não vos aconteceu começar uma reunião sobre um determinado tópico de um projeto e acabarem a discutir cores ou tipos se letra? Seguramente não será um cenário difícil de imaginar ou uma realidade estranha.
Podemos dizer que a culpa é dos clientes. E claro que todos os males do mundo são culpa dos clientes (ironia). Mas a bem da verdade, nós designers também temos alguma responsabilidade quando isso acontece. Pode ser uma verdade cruel, mas quantas vezes somos nós próprios que puxamos a conversa sobre cores ou tipografia? Será que deveria ser isso que deveríamos discutir com o cliente? Será isso o mais importante do projeto? Acredito que não.
É fundamental centrar a discussão nos temas que têm real impacto nos projetos e no negócio. As necessidades dos utilizadores que estamos a tentar concretizar com determinada solução. A forma como as decisões de design são construídas com base em pesquisa e dados. Mais que soluções visuais, o trabalho de transformação digital, também em design, deveria ser centrado na resposta ao “porquê?” na mesma proporção do “como?”. E por causa disto tudo, também as nossas apresentações.
Erros mais comuns
Vamos ver-nos ao espelho? O designer Mike Monteiro é conhecido pela sua visão muito critica do papel do design e dos designers atualmente. Autor de livros como o “Design is a job”, “You’re my favorite client” ou ainda “Ruined by design” o designer tem ao longo dos anos tentando alertar a comunidade para a importância do design para os negócios e por consequência para a vida das pessoas.
Uma das suas palestras mais conhecidas, aborda precisamente o tópico das apresentações. Com o amistoso titulo de “13 Ways Designers Screw Up Client Presentations” nesta palestra o autor inúmera um por um, alguns dos erros mais comuns cometidos por designers em apresentações a clientes. Claro que é uma visão pessoal. Mas não deixa de ser uma lista interessante de pontos a percorrer mentalmente antes de realizarmos qualquer uma das nossas apresentações a clientes.
- You are not there to be the client’s friend
- Not getting off your ass
- Starting with an apology
- Not settimg the stage properly
- Giving the real estate tour
- Taking notes
- Reading a script
- Getting defensive
- Mentioning typefaces
- Talking about how hard you worked
- Reacting to questions as a change request
- Not guiding the feedback loop
- Asking “Do you like it?”
Trabalho pessoal
Por mais listas de recomendações de como fazer apresentações que possas consultar, existe algo que nunca te podes esquecer. Primeiro é quase impossível fazeres uma carreira inteira em design sem fazeres apresentações. Por isso mesmo é melhor que olhes para o tema com algum cuidado porque de uma forma ou de outra, mesmo que fujas a sete pés de apresentações, um dia vais ter que as fazer.
Depois é importante nunca esquecer que quem vai fazer a apresentação és tu. Olha que grande novidade, estás tu a pensar agora. É uma grande novidade porque isto lembra-nos que cada um de nós é uma pessoa diferente com diferentes formas de comunicar. Não adianta tentar simplesmente copiar fórmulas de outros colegas para as nossas apresentações. Tens que fazer um exercício de auto-avaliação e teres a compreensão clara das ferramentas tens tu a tua disposição para fazer excelentes apresentações. E a resposta de “não tenho nenhumas ferramentas” ou “eu não sei fazer apresentações e pronto” não vale. Isso já é o síndrome do impostor a funcionar. E isso é pior que falar de cores ou tipografia numa apresentação.
Fotografia © Will Porada (Unsplash)